Sintomas da gravidez que nunca devem ser ignorados

26/06/2009 blogdagravida
Tags: , , , , , , , , , , , ,

Por mais que você leia sobre gravidez ou converse com outras mães, às vezes é difícil saber se o que você está sentindo é normal ou não. Veja abaixo uma lista de sintomas que nunca devem passar em branco. Se você sentir um deles, não hesite em procurar o médico:

Você sabe que tem algo errado
Se você não tem certeza sobre algum sintoma, se está se sentindo estranha ougravidacelular inquieta, confie nos seus instintos e ligue para o médico. Se houver algum problema, você receberá ajuda. Se não houver nada de errado, você ficará mais calma. Os médicos estão acostumados a esse tipo de situação, e não devem se incomodar em tranquilizá-la. Seu corpo está mudando tão rápido que às vezes é difícil saber se o que você está sentindo é “normal”.

Dor forte na parte superior ou no meio da barriga, com ou sem náusea
Esse sintoma pode indicar má-digestão, gastroenterite causada por vírus ou pré-eclâmpsia — um problema grave que precisa ser avaliado rápido.

termometroFebre
Se sua temperatura está acima de 37,5ºC e você não tem sintomas de gripe ou resfriado, ligue para o médico no mesmo dia.

Se a febre passar de 39ºC, procure o médico imediatamente. Você provavelmente está com uma infecção. O médico pode prescrever antibióticos ou repouso. A manutenção da temperatura a níveis elevados por muito tempo pode ser prejudicial para o bebê.

Problemas de visão que durem mais de duas horas
Visão dupla, visão embaçada, pontos brilhantes ou luzes — esses sintomas podem indicar pré-eclâmpsia.

Inchaço nas mãos, no rosto e nos olhos
Se o inchaço estiver acompanhado de dor de cabeça ou problemas de visão, pode ser sinal de pré-eclâmpsia.

Dor de cabeça forte que dure mais de duas horas
Se você estiver com problemas de visão e inchaço nas mãos, nos olhos e no rosto, pode estar com pré-eclâmpsia.

Ganho rápido de peso de mais de 1 quilo, com inchaço, dor de cabeça e perturbações visuais.
O ganho de peso repentino, sem relação com a alimentação, também pode ser um sinal de pré-eclâmpsia, especialmente se acompanhado de inchaço nas mãos e nos pés, dor de cabeça ou perturbações visuais.

Sangramento vaginal, leve ou intenso
Leves sangramentos, sem dor, podem ser um sinal normal da implantação, quando o embrião vai se aninhando no útero, no comecinho da gravidez. Mas você deve procurar o médico mesmo assim, porque o sangramento pode indicar um aborto espontâneo, uma gravidez ectópica ou um problema chamado placenta prévia, que pode causar hemorragia.

O sangramento mais intenso, principalmente se acompanhado de dor nas costas ou dor abdominal, pode estar ligado a uma ameaça de aborto ou ao próprio aborto espontâneo. Nos estágios mais avançados da gravidez, o sangramento pode indicar problemas com a placenta ou trabalho de parto prematuro (antes das 37 semanas).

A perda de líquido pela vagina antes das 37 semanas de gravidez significa que sua bolsa estourou antes do tempo. O médico pode preferir que você seja internada, para evitar uma infecção. Se o líquido começar a sair depois das 37 semanas, você deve estar prestes a entrar em trabalho de parto, por isso deve ligar para o médico ou para a maternidade para saber quando ir para lá.

Aumento súbito na sede e diminuição na urina
Esses sintomas podem ser sinal de desidratação ou de diabete gestacional, um problema que pode ser perigoso para a mãe e para o bebê.

Dor ou queimação na hora de fazer xixi, com febre, calafrios e dor nas costas
Esses sinais podem indicar uma infecção no trato urinário, que tem de ser tratada com antibióticos.
Vômitos severos
Vomitar mais que uma ou duas vezes por dia pode deixar você desidratada e fraca, mas não vai prejudicar o bebê. Você precisará conversar com o médico. Se você começar a vomitar de repente e estiver com febre, pode estar com alguma infecção.

Desmaio e tontura
Pode ser sinal de que você não se alimentou bem naquele dia, mas também pode significar que você está com a pressão baixa.

Muitas mulheres sentem vertigem durante a gravidez. Se você desmaiar, fale com o médico para que outras causas sejam descartadas.
Dor forte, por exemplo no baixo ventre, ou dos lados
Pode ser que você só tenha distendido um ligamento, mas também pode ser sinal de gravidez ectópica, aborto espontâneo, trabalho de parto prematuro, mioma ou descolamento de placenta, por isso é importante falar com o médico.

Ausência ou forte redução nos movimentos do bebê depois da 22a semana
Se você não tiver sentido o bebê em 24 horas, ele pode estar em sofrimento, portanto procure o médico. (Leia mais sobre os movimentos do seu bebê, incluindo explicações sobre quando procurar ajuda.)

Coceira no corpo todo no final da gravidez, urina escura e fezes claras
Esses sintomas podem indicar hepatite ou outro problema no fígado, como a colestase obstétrica. Um pouco de coceira é normal, porque a pele está se esticando para acomodar o bebê, mas é melhor verificar.

Você caiu ou levou uma pancada na barriga
Quedas nem sempre são perigosas, mas fale com o médico no mesmo dia e explique o que aconteceu. Se você escorregou na escada e bateu o cóccix, provavelmente não tem com o que se preocupar; o bebê está protegido pelo útero e pelo líquido amniótico. Em casos raros, porém, pode haver complicações. Se você sentir contrações, perda de líquido ou sangramento, ligue para o médico na hora ou vá para o pronto-socorro mais próximo.

(Fonte: BabyCenter Brasil)

About these ads

Entry Filed under: Gestação,Sintomas da gravidez

14 Comments Add your own

  • 1. Andréia  |  26/06/2009 às 18:15

    Oiii!
    Sou a mamãe da Giovanna, vim conhecer teu blog e amei!
    Tá linkada!

    Beijos e aproveita a gravidez….passa rápido demais………

  • 2. Aline  |  26/06/2009 às 22:22

    Oie!! Nossa, acho que fiquei dois dias sem passar por aqui e tá cheio de posts novos, he he… assim que é bom, cheio de novidade pra gente ver! =) E é tão gostoso ler algumas coisas pelas quais também tô passando, aí vejo que não sou nenhuma E.T., rssss… No momento minha maior crise é ainda não ter sentido o Joaquim, ai que vontade, já conversei com ele, todo dia paro tudo e me concentro em alguns momentos, mas até agora nada de sentir aquela tal certeza de que é meu bebezinho borboleteando na minha barriga… ai, ai não vejo a hora! Beijão pra vc e até qualquer hora.

  • 3. Cidoca  |  27/06/2009 às 0:23

    Minina, esse negócio de ligar pro médico é importante. Das vezes a gravida vê uma manchinha ou duas diferentes, ou sente dor de cabeça e não liga, deixa passar. Se não estivesse gravida, tudo bem não ficar mega preocupada. Mas na gravidez, tudo precisa ser monitorado!! Bom finde!!

  • 4. Ritinha  |  27/06/2009 às 18:54

    Oii!
    Obrigada pela visita!
    É realmente maravilhoso ter minhas meninas por perto, mas não nego que sinto falta de um menininho nessa bagunça toda, sou apaixonada por crianças!
    Você tem preferencia pelo sexo do bebê? Eu confesso que deixei de ter há tempos, mas morria de vontade de ter um menino… vamos ver o que Deus me manda daqui uns anos…^^
    Essas dicas são otimas, na gravidez tem que observar todo sintoma diferente para não correr riscos.
    Beijos!

    • 5. blogdagravida  |  28/06/2009 às 1:55

      Ritinha, pelo que li no seu blog, você vai ser uma super mãe (aliás, já é uma “irmãe” hehehe), seus filhos terão sorte de ter você na vida deles!

  • 6. Grazy  |  28/06/2009 às 1:42

    olá!tenho 22 anos,tenho alguns sintomas,q minhas amigas dizem ser de gravidez….atraso menstrual,seios doloridos,sonolência,até a genviva inchou e dizem q tbm faz parte!fiz um exame de sangue,mas deu negativo….terça-feira vou fazer uma ecografia,pois já tenho mais de 20 dias de atr aso,preciso logo acabar com essa dúvida…bom descobri ese blog,gostaria de saber se tem mtos casos assim,q não acusam gravidez logo no exame de sangue…

  • 7. Jeniffer - Mãe da Alice  |  28/06/2009 às 16:51

    Olá! Adorei esse post… as vezes sentimos algumas coisinhas e ficamos com medo de ïncomodar”o médico…

  • 8. priscilla  |  10/07/2009 às 6:55

    Oitenho gastrite etomo remédios pra depressao cetralina pois sou muito anciosa. enfim minha mestruação e desrregulavél só q tem um mes e 4 dias q ela esta pra descer e nada pq meus principios de minha mestruação descer é espinhas e dores nas pernas, só q por eu ser muito anciosa ate hj nao desceu e eu fiz relação sexual com todos os procedimentos certos enfim usei camisinha e sempre uso. só que ate hj nao desceu será q é sistema nervoso? mais sintomas de enjoo essas coisas nao sinto nao e todos dizem q nao estou grávida por favor poderia me ajudar , pois tenho 23 anos mais mesmo assim morro de medo de ir ao médico .

    • 9. blogdagravida  |  10/07/2009 às 10:28

      Priscila, eu não sou médica, não posso orientar você sobre os sintomas. Mas uma coisa é certa: você precisa procurar um médico. Você pode estar grávida ou pode ter ainda algum outro problema. A ausência da menstruação pode ser indicativo de alguma coisa errada nos ovários, útero, etc. Não é preciso ter medo de ir ao médico, desde que você escolha um bom profissional, peça que alguma amiga indique o médico dela, isso sempre ajuda! Boa sorte!

  • 10. Ludmila  |  11/07/2009 às 16:07

    Ola..
    Estou conhecendo hoje esse blog e gostei!
    Minha menstruação estar atrasada ha 15 dias e sinto meus seios um pouquinho mais duros, sinto dor de cabeca, dor de dente, minha gengiva um pouco inflamada e os batimentos cardiacos mais acelerados durante a manha e a noite.
    So na semana que vem que vou fazer meu exame de sangue e quero muito que der positivo, Conta com a torcida.

    • 11. blogdagravida  |  11/07/2009 às 20:46

      Oi, Ludmila! Uma gravidez estava nos planos? Você tentou um exame de farmácia? Difícil falhar, viu? Claro que depois de fazer o da farmácia é fundamental procurar um médico e fazer os exames “oficiais”. Boa sorte! Volte sempre!

  • 12. Rosy  |  18/08/2009 às 15:36

    oi ..tenho 44 anos e to me sentindo estranha..minha menstruação esta atrasada a 19 dias, fiz o beta e o exame da farm´´acia e deu negativo..exisate possibilidade de eu estar grávida?? ou pode ser menopausa..já que numca atrazou minha mentruação..

  • 13. joyce  |  09/03/2010 às 1:39

    ficar gravida é coisa muito seria!!!

  • 14. sheila  |  15/10/2010 às 13:47

    estou me sentindo estranha.. to enjoada dor de cabeça, sonolecia,fico sempre molhada,e sinto uns calafrius na barriga..

    fiz um teste de farmacia deu positivo, 2 tok deu positivo e um beta negativo… to confusa


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

junho 2009
S T Q Q S S D
« mai   jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Most Recent Posts

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 47 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: