O dilema dos chás

15/05/2009 blogdagravida
Tags: , ,

horadochaEstava caçando algo interessante pra assistir quando um programa de entrevistas na TV Brasil chamou minha atenção. Ouvi uma nutricionista falando que pesquisas recentes descobriram que chás aparentemente inofensivos podem, na verdade, provocar aborto. Pois é, grávida tem radar até na hora de zapear com o controle remoto. Parei ao ouvir aquilo e fiquei estarrecida quando ela falou de alguns chás que tomo quase diariamente, principalmente agora que está friozinho: erva-doce, chá mate, chá de hortelã, camomila, chá verde…

Perguntei sobre isso à minha obstetra e ela disse que nunca ouviu nada contra esses chás. Outros tipos de chás, sim, mas nada sobre esses que são mais “comuns” aqui no Brasil. No alto de sua humildade (que tanto admiro) e profissionalismo ela disse que não é dona da verdade e não tem como saber sobre tudo, então pediu que eu procurasse uma nutricionista para me certificar. Marquei a consulta, que será só daui a algumas semanas, mas não tomei chás depois disso. Fiquei tensa com o assunto e nem podia tomar um chá pra relaxar. Daí descobri o Personal Mamie, do site Mamie Bella. Lá as grávidas e mamães podem fazer cabeludas perguntas desse tipo, que são respondidas por profissionais da área. Super legal! Veja a resposta (tão tranquilizadora quanto um chá de camomila) que recebi:

Pergunta: 

“Vi uma nutricionista na TV ontem falando que alguns chás podem ser perigosos para a gestação? É verdade? Quais chás não devo tomar? Quais outros alimentos podem ser nocivos? Mel é um alimento que posso consumir normalmente? Obrigada, Abraço! “

Resposta:

Na gravidez existe uma série de mitos sobre proibições disso e daquilo, porém a grande maioria é um exagero. No caso dos chás, não há nenhum que é proibido. Se realmente existisse um chá abortivo, ele seria amplamente conhecido e usado, o que não é o caso. E não há descrições na literatura médica que um determinado chá seja tóxico para o neném. Portanto, continue tomando os chás que você gosta.

Sobre o mel, você pode comer, mas cuidado para não exagerar. Ele é um açúcar muito concentrado, e em excesso pode levar a um ganho de peso exagerado, que pode resultar em problemas como diabetes, pressão alta, o neném crescer demais e atrapalhar na hora do parto, etc.

Alimentos que devem ser evitados são vegetais que recebem agrotóxicos, prefira sempre aqueles que são produzidos sem o auxílio dessas substâncias. As carnes devem ser preparadas, de preferência, bem cozidas, para assim matar possíveis microorganismos que podem levar a infecções. E por fim, evite alimentos (especialmente carnes) que recebam hormônios, pois esses podem sim ser muito prejudiciais para o neném.

Anúncios

Entry Filed under: Alimentação na gravidez

3 Comments Add your own

  • 1. Cacau  |  15/05/2009 às 19:43

    Também nunca ouvi falar nada sobre os chás não… tomei durante a gravidez à vontade, principalmente quando fiquei gripada e não podia tomar aqueles anti-gripais.
    Tem cada loucura por aí né? eu hein… hahahaha

    beijos!

  • 2. Ana Aust  |  27/01/2011 às 10:29

    Ola comecei a ler o seu blog e estou adorando. Gostaria de fazer um comentario sobre o post dos chas. Temos que tomar muito cuidado com as coisas que lemos na internet. Nao conheco o site de tirar duvidas que vc citou, porem sou veterinaria e sei que NAO existem mais produtos de origem animal, como carnes que contenham hormonios. As pessoas as vezes apenas reproduzem aquilo que ouvem, sem nenhum criterio. Temos que nos informar melhor antes de passar informacoes a diante.

    Abraco

    Ana

  • 3. lorena  |  25/03/2011 às 18:12

    eu concordo q há hormônios em todos os tipos de carne que consumimos,tambem fiquei tranquila com relação aos chás pois tinha tomado chá de camomila e depois fiquei assustada.
    obrigada
    lorena


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

maio 2009
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Most Recent Posts

 
%d blogueiros gostam disto: