Grávida e com olheiras

22/06/2009 blogdagravida
Tags: , , , , ,

Grávida dormindoNo príncipio, era o sono, que agora deu lugar a uma insônia intensa. Dois sintomas originais de fábrica, que já vem instalados na grávida, conforme assuntei por aí em pesquisa informal com ex-gestantes. Mas não se desespere se você não sente ou não sentiu (sono e insônia). Não tem nada errado com você. Pois é claro que há exceções, casos em que talvez os sintomas tenham sido danificados numa batida leve ou furtados durante a noite. Mas é quase regra que grávidas tenham  esses dois acessórios acoplados: sono e insônia. Isso já não acontece com os chamados sintomas opcionais, que acometem um número reduzido de sortudas, como é o caso de coceira braba na zona sul (éééé…lááá, você sabe onde, conhecida também como “área de lazer”) ou desejo incontrolável de comer tijolo às três da manhã, por exemplo.

No início da gravidez eu só pensava em dormir. Deitava assim que anoitecia e levantava pouco antes do almoço, na marra. Só saía da cama por que sentia muita fome. Sono e fome brigavam dentro de mim até o estômago roncar tão alto que ficava impossível dormir com aquele barulho todo que vinha da minha barriga, então era obrigada a me arrastar até a geladeira. Dormia tantas horas seguidas e tão profundamente que meu marido sofria, achando que eu havia entrado em coma. De vez em quando ele abria a porta do quarto, me acordava devargazinho, tentava despertar a Grávida Adormecida. Mas não queria saber de príncipes, nem de sapos. Minha paixão eram os travesseiros. Então eu resmungava, virava pro lado e continuava dormindo. Parecia que estava dopada. Quando conseguia sair da cama, continuava  fadigada, sentindo sono, cansaço e falta de energia.

Durou pouco aquela festa na cama.Por que a super bexiga de grávida entrou em ação. Comecei a levantar várias vezes durante a noite para fazer xixi e isso cortava o sono, destruía o entorpecimento. Mesmo assim, ainda dormia muito. Mas aos poucos a sonolência exagerada foi passando e voltei ao habitual dormir cedo e acordar cedo, pelo menos 8 horas por noite.

Insônia

No início do terceiro mês de gestação comecei a sofrer de insônia. Comentei insoniacom algumas amigas e a maioria disse que teve isso também. Problema que dura até hoje, nas minhas mais de 18 semanas de gravidez. Não tenho vontade de dormir, fico lutando contra o sono, quero ficar acordada o máximo que puder. Não deito antes das 2 horas da manhã. Quando o sol aparece, já estou de pé novamente, sem precisar de despertador. Durmo no máximo quatro horas por noite. À tarde o sono bate pesado, mas não posso deitar, tenho que trabalhar. A primeira vez que isso aconteceu, passei a tarde sonhando acordada com a minha cama e me imaginando deitada em cima dela. Pensei que chegaria em casa e desabaria de sono. Mas não aconteceu. Assim que consegui deitar, o sono passou. O corpo estava cansado, mas a cabeça funcionava sem parar e não me deixava dormir.

Não tomo cafeína desde o início da gravidez, então não é isso que atrapalha. Tentei todas as dicas que ensinam para curar insônia. Mas nada adianta. E  a aflição aumenta cada vez que ouço (e as pessoas dizem tanto isso que eu estaria milionária se ganhasse um dólar cada vez que escuto) “Aproveite para dormir agora, por que depois que o bebê nascer…vixe…você nunca mais vai dormir direito”.

Entry Filed under: Sintomas da gravidez

4 Comments Add your own

  • 1. Maura  |  22/06/2009 às 22:21

    Ah!Veja o lado bom: você já esta treinando pra quando o bebê nascer! eheheheheheh!

  • 2. Catharina  |  23/06/2009 às 10:21

    No começo da gravidez tive muito sono, morri de inveja de você que conseguiu dormir o quanto queria… não tive tanta sorte… me peguei cochilando na frente do computador em horário de trabalho várias vezes…
    Não tive essa insônia no segundo trimestre, mas posso dizer que o terceiro é bem estranho… pois não consigo dormir por falta de posição, vontade de fazer xixi, movimentos do bebê, mas nos breves momentos que durmo parece que me desligam, entro num sono tão profundo que parece que dormi por horas, mas quando vejo foi no máximo 1 hora… e assim tem sido… acorda um pouquinho, dorme um pouquinho…

  • 3. CLAUDIANA  |  10/03/2010 às 8:17

    ESTOU NO INCIO DA GRAVIDEZ,+
    _ 2 MESES E NAO CONSIGO DORMI TAMBEM,ESTOU ALIVIADA DE SABER QUE UM SIMTOMA DE GRAVIDA ACHEI QUE ESTAVA COM PRESSAO ALTA. BJS

  • 4. Gisa  |  07/10/2010 às 16:32

    Esses sintomas são normais na gravidez. Além da mudança do metabolismo a fase a carregada de bastante ansiedade. Isso tende a passar depois do parto mas se isso não acontecer procure ajuda de uma clínica do sono , como a que estou indicando para não ter problemas de saúde mais graves futuramente.


Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

junho 2009
S T Q Q S S D
« maio   jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Most Recent Posts

 
