Arquivo para julho 3rd, 2009




O peso de uma gravidez

Não é à toa que dizem que gravidez é o MAIOR momento da vida de uma mulher. Eu nunca estive tão GRANDE mesmo. Principalmente coxas, bunda e peito.  Não me peso em qualquer balança, só na digital da clínica médica na qual faço o pré-natal. Não subia na balança havia mais de um mês, desde a última consulta. Até lá estava tudo bem, o ganho de peso estava correto, dentro do “normal”, havia dito minha médica.

Teria de esperar a próxima consulta para verificar meu peso de novo, mas gravidabalanca5como estava passando perto da clínica…ai, mentira, mentira...Desviei completamente do meu caminho e dirigi uns dois quilômetros a mais do que deveria, só pra ir lá pesar, por que estava me sentindo super-mega-maxi-hiper culpada por ter comido um monte de “tranqueiras” no fim de semana. Coisas que eu não gostava antes de engravidar. Com exceção de doces, que são minha perdição, sempre tive uma alimentação digna de Oscar da Nutrição. O cardápio em casa é feito à base de pão e arroz integral, legumes, verduras, frutas e grãos. Não como carne vermelha e raramente consumo consumia frituras.

Hábitos saudáveis adquiridos na infância, quando minha mãe passou por uma fase meio riponga-natureba e entrou numa onda tofu-gergelim maravilhosa. O resto da família não aderiu e até protestou várias vezes com arghs! e blerghs! Eu tinha apenas 5 anos e já sabia o que era bom. Ou simplesmente queria imitar minha ídola-mãe. Não sei. Mas aquela fase serviu para que eu realmente aprendesse a gostar desse tipo de comida. Hoje não troco meu broto de feijão com brócolis por nenhuma coxinha de frango. De verdade.trashfood

Quer dizer. Não trocava. Por que desde que engravidei, as coxinhas de frango gordurentas passaram a ter aparência muito suculenta na vitrine da padaria. Claro que eu coloco a culpa no bebê, falo que ele puxou o pai, que adora uma fast-trash- food. Nunca fui fã de refrigerantes, frituras, salgadinhos, lanches, pão francês, nada disso. Mas depois que engravidei, tenho muita vontade de tudo isso. Controlo o máximo que posso. Tento trocar os doces por frutas, por exemplo. Antes de colocar algo na boca, sempre me pergunto: “Isso é importante para o bebê? O bebê precisa disso?Fará bem para ele(a)?” . Mas tem dia que sacaneio e respondo: “Cla-la-ro que o bebê precisa dessas empadinhas, afinal, são de frango, têm proteína”. Ué, quem pergunta o que não deve, ouve o que não quer.

Para piorar, minha paixão por doces parece cada vez mais profunda. Todos esses maus hábitos subiram comigo na balança esta semana. Descobri que engordei 2,5 kg em apenas 28 dias. Não sei se isso é bom ou ruim. Não me parece muito certo. Mas só vou descobrir na consulta da semana que vem, quando terei de me pesar de novo e encarar o veredicto médico: culpada ou simplesmente grávida?

Não estou preocupada com o meu corpo, mas sim com a saúde do bebê e da gestação. Tenho medo de engordar muito e enfrentar problemas no finalzinho da gravidez. Também tenho medo de não me alimentar corretamente e prejudicar o bebê.  Mas sei que a médica vai tirar todas as minhas dúvidas e me ajudar a fazer o que for melhor para o mini-eu. De qualquer forma, voltei a fazer caminhada (num ritmo bem mais lento do que fazia antes de engravidar) e vou começar a hidroginástica. (E estou tentando cortar as “tranqueiras” para sempre e incluir mais peixe na alimentação – veja o post abaixo com uma receita deliciosa de salmão)

Ganho “normal” aproximado de peso durante a gestação

Bebê —————————> 3.500 g

Placenta ———————-> 700 g

Líquido amniótico ————> 900 g

Crescimento uterino ———-> 900 g

Tecido mamário materno —> 900 g (o meu passou de 2kg, certeza hahahaha)

Volume sanguíneo materno——> 1.800g

Líquidos nos tecidos maternos –> 1.800g

Gordura materna —————> 3.200g

Total (em média) —————-> 13.700g ou um ganho

ponderal de aproximadamente 13,5 kg

(Fonte: “O Que Esperar Quando Você Está Esperando?” – Editora Record)

13 comentários 03/07/2009

Páginas

Categorias

Links

Meta

Agenda

julho 2009
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Posts by Month

Posts by Category