O peso de uma gravidez

03/07/2009 blogdagravida
Tags: , , , , , ,

Não é à toa que dizem que gravidez é o MAIOR momento da vida de uma mulher. Eu nunca estive tão GRANDE mesmo. Principalmente coxas, bunda e peito.  Não me peso em qualquer balança, só na digital da clínica médica na qual faço o pré-natal. Não subia na balança havia mais de um mês, desde a última consulta. Até lá estava tudo bem, o ganho de peso estava correto, dentro do “normal”, havia dito minha médica.

Teria de esperar a próxima consulta para verificar meu peso de novo, mas gravidabalanca5como estava passando perto da clínica…ai, mentira, mentira...Desviei completamente do meu caminho e dirigi uns dois quilômetros a mais do que deveria, só pra ir lá pesar, por que estava me sentindo super-mega-maxi-hiper culpada por ter comido um monte de “tranqueiras” no fim de semana. Coisas que eu não gostava antes de engravidar. Com exceção de doces, que são minha perdição, sempre tive uma alimentação digna de Oscar da Nutrição. O cardápio em casa é feito à base de pão e arroz integral, legumes, verduras, frutas e grãos. Não como carne vermelha e raramente consumo consumia frituras.

Hábitos saudáveis adquiridos na infância, quando minha mãe passou por uma fase meio riponga-natureba e entrou numa onda tofu-gergelim maravilhosa. O resto da família não aderiu e até protestou várias vezes com arghs! e blerghs! Eu tinha apenas 5 anos e já sabia o que era bom. Ou simplesmente queria imitar minha ídola-mãe. Não sei. Mas aquela fase serviu para que eu realmente aprendesse a gostar desse tipo de comida. Hoje não troco meu broto de feijão com brócolis por nenhuma coxinha de frango. De verdade.trashfood

Quer dizer. Não trocava. Por que desde que engravidei, as coxinhas de frango gordurentas passaram a ter aparência muito suculenta na vitrine da padaria. Claro que eu coloco a culpa no bebê, falo que ele puxou o pai, que adora uma fast-trash- food. Nunca fui fã de refrigerantes, frituras, salgadinhos, lanches, pão francês, nada disso. Mas depois que engravidei, tenho muita vontade de tudo isso. Controlo o máximo que posso. Tento trocar os doces por frutas, por exemplo. Antes de colocar algo na boca, sempre me pergunto: “Isso é importante para o bebê? O bebê precisa disso?Fará bem para ele(a)?” . Mas tem dia que sacaneio e respondo: “Cla-la-ro que o bebê precisa dessas empadinhas, afinal, são de frango, têm proteína”. Ué, quem pergunta o que não deve, ouve o que não quer.

Para piorar, minha paixão por doces parece cada vez mais profunda. Todos esses maus hábitos subiram comigo na balança esta semana. Descobri que engordei 2,5 kg em apenas 28 dias. Não sei se isso é bom ou ruim. Não me parece muito certo. Mas só vou descobrir na consulta da semana que vem, quando terei de me pesar de novo e encarar o veredicto médico: culpada ou simplesmente grávida?

Não estou preocupada com o meu corpo, mas sim com a saúde do bebê e da gestação. Tenho medo de engordar muito e enfrentar problemas no finalzinho da gravidez. Também tenho medo de não me alimentar corretamente e prejudicar o bebê.  Mas sei que a médica vai tirar todas as minhas dúvidas e me ajudar a fazer o que for melhor para o mini-eu. De qualquer forma, voltei a fazer caminhada (num ritmo bem mais lento do que fazia antes de engravidar) e vou começar a hidroginástica. (E estou tentando cortar as “tranqueiras” para sempre e incluir mais peixe na alimentação – veja o post abaixo com uma receita deliciosa de salmão)

Ganho “normal” aproximado de peso durante a gestação

Bebê —————————> 3.500 g

Placenta ———————-> 700 g

Líquido amniótico ————> 900 g

Crescimento uterino ———-> 900 g

Tecido mamário materno —> 900 g (o meu passou de 2kg, certeza hahahaha)

Volume sanguíneo materno——> 1.800g

Líquidos nos tecidos maternos –> 1.800g

Gordura materna —————> 3.200g

Total (em média) —————-> 13.700g ou um ganho

ponderal de aproximadamente 13,5 kg

(Fonte: “O Que Esperar Quando Você Está Esperando?” – Editora Record)

Anúncios

Entry Filed under: Alimentação na gravidez,Gestação

13 Comments Add your own

  • 1. Jéssica  |  03/07/2009 às 21:52

    Huumm, acho melhor você não se preocupar muito.
    Tudo com sua moderação, porque anciedade é um vilã tbm.
    Mas quando tiver vontade de comer algo, não julgue o alimento e depois sinta culpa, isso é bem pior do que você comer e se satisfazer/satisfazerem. rs

    BeijoOs [que sabor será o beijo hoje?.. hunn, xô pensar!! rs (Já sei)]
    BeijoOs sabor morango [esse é fruta, esse PODE!! rsrs]
    Fiquem com Deus, flor!

    • 2. blogdagravida  |  03/07/2009 às 23:13

      Morango póóódiiiii ! Beijo!

  • 3. Ritinha  |  03/07/2009 às 22:29

    Adorei o post do salmão! hahahah!
    Você tá de quantas semanas? E já engordou quantos quilos desde que engravidou? Para ver se os 2,5 kg a mais são “normais” ou são “ruins” acho que deve-se levar em conta isso tudo. Beijos!

  • 4. naninha  |  03/07/2009 às 23:22

    Querida…

    Obrigada por me “ensinar” a postar no seu blog!!!!

    virei sempre bater papo com vc! rsrsrs

    Sobre a alimentação… affff… comi muita porcaria nesta gravidez… eu tinha enjoo de quase tudo… a unica coisa de que eu tinha vontade era x-salada!!!

    rrsrsrsr… e eu tambem justificava dizendo que era bom porque tinha tomate e alface!!! rsrsrs…

    E chocolate???? Credo… nunca comi tanto chocolate na vida!

    rsrsrs

    Mas eu comia num gosto!!!!

    Enfim… coisas de gravida… que tambem vao passar! rzrssrsrr…

    Fiz o post de hj sobre o pos parto e sobre o parto, pensando em voce e no que voce me escreveu e tambem pensando em algumas outras amigas… eu ia vir aqui avisando q tinha postado… mas dai vi seu comentario la… rsrsrsr… entao é isso.

    Nao tem mito como prever tudo… mas tem como estar de peito aberto para o melhor desta vida sempre… e é so isso q eu te peço… esteja prparada para administrar seus pensamentos e sentimentos e curta a parte boa da coisa… certamente ela ofuscará TODO o resto… vou orar por isso.. ok?!

    bjao,

    naninha

  • 5. Flavia  |  04/07/2009 às 5:01

    Eu sempre fui magicela, todo mundo pensava que eu seria a tipica gravida toda magrinha com uma melancia na barriga… Mas não foi assim… Engordei 18 kgs na gravidez, cada consulta do pré natal era uma bronca da médica… Mas deu tudo certo os kilinhos a mais não atrapalharam a saúde do bebê e nem o nascimento dele (em parto normal)… apesar de que ele veio bem gordinho 3.8 kg. Acho que preocupar em excesso pelo peso é mais prejudicial que os kilinhos a mais.
    A hidroginastica vai ótimo pros dois.
    um beijo

    • 6. blogdagravida  |  04/07/2009 às 11:13

      Obrigada!! Também achei que eu seria a grávida com a melancia na barriga, por que meu metabolismo sempre foi acelerado. Comia de duas em duas horas (o que quisesse) e ‘queimava’ tudo em seguida. Só que passeis os 4 primeiros meses da gravidez totalmente sedentária (por ordens médicas). Só comendo…dormindo…comendo…dormindo..Sistema de engorda pro Natal! Ah, o dono da sorveteria da esquina manda agradecer seus conselhos kkkkkkkk

  • 7. Cacau  |  04/07/2009 às 23:16

    Grazadeus não tive problemas com a balança na primeira gravidez, engordei 10kg certinho e a Bruna nasceu com 3.765kg. Nessa segunda só emagreci até agora… não ganhei nenhuma grama pra contar história, mas de qq jeito já estava acima do peso antes de engravidar então to no lucro.
    Esse meu bebê aqui é pouco fã de porcarias, se eu como pizza vomito a noite inteira. Já tive dois episódios traumatizantes suficientes pra risca-la do cardápio e chocolate também me faz um mal danado.

    Mas tá certissima, vai acompanhando com o médico e vê o que ele te diz!

    beijooooos!

  • 8. Pri Tescaro  |  05/07/2009 às 19:16

    Querida, sei bem o que quer dizer sobre a coxinha de frango estar mais atraente depois que engravidou. Senti o mesmo. Por mais que tente manter hábitos saudáveis, está difícil, bem difícil. Entrei o sétimo e engordei tudo o que deveria na gravidez e mais um pouco. E ainda faltam dois meses e meio. Jesus me salva!!!

  • 9. Chris  |  10/07/2009 às 12:23

    Eu só engordei 12k na minha gravidez, e foi graças as muitas nauseas e enjôos – elas TINHAM que ter um papel positivo, né? Porque a vontade de comer tudo o que não prestava, em função do bebê era quase incontrolável! Até churros em comi, para passar mal em seguida rsss

    Beijos

    • 10. blogdagravida  |  10/07/2009 às 16:49

      Só tive uns enjoos muito leves no início, Chris. Resultado: comi de tudo muito bem. Tudo que entrou pela boca ficou. E ficou em lugares estratégicos: coxas, bunda… Mas lembrando da leve azia do início da gravidez, concluo: prefiro engoradar do que vomitar hehehehe

  • 11. Mariana Simas  |  12/07/2009 às 18:59

    Menina, me identifiquei muito com o que li aqui. Nossa, como os doces ficam atraentíssimo né? As coxinhas de frango, o sorvete, o bolo de morango… unf! Mas eu sinto muita culpa. Meu marido me repreende muito, minha familia diz que nunca mais vou voltar ao normal, minha médica diz que não vou dar conta de ter parto normal… unf! Estou com 26 semanas e já engordei 9kg. Estou deprimida, triste e desesperada. Obrigada pelas palavras de conforto. Não me sinto mais tão sozinha… hehehehe

    • 12. blogdagravida  |  15/07/2009 às 23:43

      No ritmo que eu estou, acho que vou pelo mesmo caminho que você!! Entrei na hidroginástica, mas quando eu saio d´água só penso em uma coisa: COMEEER hahahaha O exercício na água abre ainda mais o meu apetite! As caminhadas têm sido ótimas, por que eu sempre tomo uma água de côco no final da caminhada e isso corta um pouco o meu apetite e mata minha sede! Fique tranquila, você voltará ao normal, sim!!! Minha cunhada engordou quase 30 kg e perdeu 28kg depois do parto. Claro que isso não foi legal, né? Ela ficou com muitas estrias e enfrentou pressão arterial alta no finalzinho da gestação… Mas os bebês nasceram fortes, grandes, lindos e são crianças maravilhosas hoje! O importante é a gente não deixar de comer coisas saudáveis que façam bem para o bebê (muita água, legumes, frutas, cereais, proteínas, vitaminas). Eu vi suas fotos e achei que você está ótima!!!! Beijo!

  • 13. cristina da silva  |  01/10/2009 às 19:05

    nossa meu filho nasceu com 4.430kg,engordei 14kg fiquei uma bola.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

julho 2009
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Most Recent Posts

 
%d blogueiros gostam disto: