Piti de grávida (nove meses de TPM)

05/07/2009 blogdagravida
Tags: , , , , , , ,

Turma reunida, marido comandando a churrasqueira, música ligada, todos falam ao mesmo tempo sem parar, ando pra cá e pra lá, encho copos, distribuo talheres, corto tomates, lavo verduras, checo se todos estão bem servidos, coloco mais farofa no potinho, ofereço suco para quem não bebe cerveja e refrigerante, paro aqui e ali para responder alguma coisa, fazer comentário, dar uma risada. Enfim, o de sempre nos fins de semana na minha casa. Menos por um detalhe: agora tô grávida e esse vai e vem já não é mais tão divertido. Logo dói aqui, dói ali, fico cansada rapidamente, não dormi bem à noite, paro várias vezes pra fazer xixi. Mesmo assim, continuo minha dança da anfitriã, enquanto os ouvidos filtram tudo o que chega:

“Menina, pára um pouco, você tá grávida! (**Jura? Se você não me avisa, eu nem tinha notado…sabia?**)

–   “Larga isso, deixa que a gente faz” (sei sei sei)

– “Descansa um pouco”, “Você pode comer isso?”, “Você precisa comer! Eu não vi você comendo nada ainda…”

– “Quantos quilos engordou?”

– “Acho que essa barriga é menina”

– “Quando eu tava grávida fazia diferente”, blá blá blá

Aí marido pede: faz creme de alho? Já tinha montado um prato lindo de alhosalada, ía finalmente repousar meu rechonchudo corpinho, mas acho a idéia boa, afinal,  a turma gosta, são só uns minutinhos pra preparar o creme. “Faço. Descasca o alho que faço.” Pego liquidifcador, jogo um pouquinho (50ml) de leite lá dentro, o dente de alho picado pelo marido. Ligo o aparelho e vou acrescentando óleo. Enfim, o de sempre nos churrascos de finais de semana. Vejo que a boca do marido se move, ele fala alguma coisa pra mim. Mas não entendo. É gente que conversa pra todo lado, música ligada, liquidificador rugindo. O quêêêê? Preciso gritar pra ele ouvir. Ele grita de volta: Tá pondo muito óóóóleo. Grito que não é não. Mas ele continua falando: que exagerei, foi muito leite, agora é muito óleo, que assim fica ruim. Respiro fundo e grito que é óleo de girassol, que não tô pondo muito, que tô fazendo como sempre fiz.

Mas ele continua falando, gravidagordabravareclamando. A amiga ao lado sai em minha defesa, fala que é assim mesmo. A outra pergunta se o leite é desnatado e vem em cima de mim pra olhar de perto o creme no liquidificador. O barulho parece maior, olho meu prato de salada esquecido num canto. Fome. Sinto as pernas doerem. Os olhos ardem e me lembram que foi uma noite horrível, não dormi quase nada, por que tive tantos gases que dava pra abastecer o gaseoduto da Bolívia durante  meses. Sem falar no cachorro do vizinho que latiu em primeira marcha durante quatro horas seguidas de madrugada.

O creme de alho tá quase no ponto, mas marido fala mais alguma coisa e alguém concorda que é muito óleo, que aquilo faz mal pra saúde. “Ainda mais grávida, não deve comer essas coisas”. Aparece outro pra dizer que é assim mesmo que prepara, viu a ex-mulher fazer uma vez. Marido chega perto e fala de novo que tô fazendo muito creme, por que exagerei na quantidade de leite e (apesar do meu olhar ameaçador, cheio de hormônios agressivos e perigosos) espia por cima do meu ombro pra ver mais de perto como é que tá ficando tudo.

chegaaaaaaAí o barulho do liquidificador parece mais alto, a barriga fica mais pesada, os olhos ardem, a música me irrita. Berro: CHEGAAAAAA! Arranco o troço da tomada e grito como se o liquidificador ainda estivesse ligado: JÁ QUE VOCÊ SABE FAZER, ENTÃO FAÇA! Minha voz ecoa. Silêncio total. A música some, todo mundo fica  quieto, até o cachorro do vizinho parece que não late mais. Ouço apenas uns estalinhos da brasa na churrasqueira.

Ponho a mão na barriga (peguei mania disso), tenho vontade de chorar. Alguém me consola, me põe sentada numa cadeira. Os homens olham assustados, as mulheres me observam ternamente, algumas movem a cabeça para frente e para trás lentamente. Sinto o rosto vermelho. Não sei se é do choro contido ou de vergonha. Aparece um copo d´água com açúcar. “Não fica assim, calma..” Alguém assume o liquidificador e conclui a tarefa que eu abandonei. Me sinto péssima. Tenho vontade de pedir desculpas, mas não consigo. Não quero mais comer. Nem falar. Nem nada. Vontade de enfiar a cabeça num buraco e só sair depois do puerpério.

Aos poucos os sons vão voltando. Alguém faz uma piada. Creme de alho é servido. Experimento minha salada e a fome reaparece. Fingem que não aconteceu nada ou realmente não ligam. Falam do tempo, do Sarney, do Michael Jackson. Meu piti parece ter sido esquecido. Tô quase recuperada, quando chega um convidado atrasado. Cumprimenta todo mundo e marido serve carne para ele, junto com creme de alho. O convidado observa desconfiado: que é isso? Marido (realmente sem noção do perigo) arrisca perder todos os dentes da boca e ainda dormir no sofá, mas responde assim, todo crítico de novo, provocando:

–   “É creme de alho, é gostoso, experimenta…se bem que este ficou forte demais.”

Grrrrrrrrr….Será que se eu jogar o liquidificador na cabeça dele ganho TacaOLiquidificadorredução de pena por causa dos hormônios em ebulição? Brincadeirinha, eu jamais faria isso. O liquidificador é novinho em folha (e é excelente).

Entry Filed under: Histórias de grávida,Sintomas da gravidez,Vida doméstica

24 Comments Add your own

  • 1. Helga e Manu  |  05/07/2009 às 11:40

    Uhn difícil…muitooo difícil…Eu passei por uma quase parecida…com quem? Com quem? Com a sogra que nos últimos dias de gravidez tbm me apareceu com a criarada comer lá em casa e eu quase infartei…Mas vai com fé amiga essa fase passa…bjs…
    Ah! só pra te animar mais hehehe se vc recebe comentarios “amorosos” agora pense e se prepare pra quando forem te visitar com o BB pequenino…Oh JesuIIIsss tdo que vc fizer vai estar errado e aquela mulher bem mais velha e experiente vai se meter e dar palpite em tdo que vc fizer hehehe

  • 2. Jéssica  |  05/07/2009 às 12:22

    kkkkkkkk Amei!
    “O liquidificador é novinho em folha”

    Detesto cozinhar com gente encima de mim. Aii que raiva!
    E você com os hormônios a flor da pele, e todo mundo falando junto. Isso é péssimo mesmo!

    BeijoOs!
    E fique calma, viu?
    Tô aqui torcendo por ti

  • 3. Mariana  |  05/07/2009 às 13:40

    Do jeito que eu ando..jogaria o liquidificador ligado e cheio de creme de alho hahahahaha No problem, baby. Ainda fazia o marido comrpar outro liquidificador pra mim. Seu piti vai virar lenda, toda vez q alguém fizer creme de alho vai lembrar d vc tendo uma ataque de nervos hahahaha Aconteceu uma assim comigo outro dia, pq peguei meu cunhado limpando as maos na toalha da cozinha… eu tinha colocado guardanapo na mesa, mas o fdp limpou na toalha que dá um trablahao pra lavar. Tive piti nahora. Fiz um escandalo, ficou todo mundo me olhando como se fosse louca. Mas garanto que nunca mais ele vai limpar mao em toalha hahahahaha Vc comeu o creme de alho no final das contas? ahahahahaha

  • 4. Panmela  |  05/07/2009 às 13:47

    Oi Querida!
    Você pelo menos tem uma desculpa para dar pitis, sua gravidez, e eu que nem mão sou ainda…
    Só pra ter uma idéia, vc consegue pensar no liguidificador na hora das raiva, eu nem isso, se fosse meu, eu já teria perdido!
    beijos! adorei teu blog!

  • 5. Ritinha  |  05/07/2009 às 14:45

    HAHAHAHAH… essa do liquidificador sem novinho em folha foi boa!

    Se eu já dou piti normalmente, quando estiver grávida então, tá todo mundo perdido perto de mim!

    Beijos!

  • 6. Flavia  |  05/07/2009 às 15:36

    ah… esses maridos… hahahhaha não tem mesmo noção do perigo. Adorei o post!
    bjo

  • 7. Juliana  |  05/07/2009 às 16:37

    ahah… fica assim não amiga… vai acontecer muitas vezes!!! eu fiquei um pouquinho sumida pq nessa semana meu pequeno estava com conjuntivite!! é mole! mas agora está bem melhor!! Sentiu o primeiro chute? é emocionante demais!! agora são fraquinhos.;.. depois serão bem fortes! e no meio da costela haha.. vai doer pacas e você vai AMAR sentir essa dor e vai querer mais!! uma vez eu estava no ponto de onibus depois de um dia cheio de trabalho… sabe.. tipo acabada mesmo!!! em pé a mais de 20 min a noite, no frio e esperando o ônibus que parecia nunca chegar, sabe aquela vontade de chorar? quando derepente o Lucas chutou na minha barriga!! o frio virou calor, o cansaço alegria, os 20 min parece que sumiram… chorei… mas de emoção.. nesse dia vi que nunca mais estaria sozinha… ele estaria comigo em todos os momentos.. até nas horas em que eu estivesse um lixo ele estaria falando: mamãe, fica assim não! Eu te amo!…
    aproveita cada chutinho… até aquele na costela que doi pacas rsrs é a MELHOR COISA DA GRAVIDEZ!

    bjinhos

  • 8. taiza  |  05/07/2009 às 17:24

    Amigaa pela amorrr nao sei como vc aguentouu a gente gravidaa fika com os hormonios a flor da pele pessoa falando no meu ouvido entao e musica alta ja mando ir catar coquinho parabéns vc se superou eu jogaria td pro alto sem pensar 2 veses.rsrs

    Bjos e boa semana pra vcs

  • 9. @luboury  |  05/07/2009 às 17:40

    hahahahahah o final é a melhor parte!!! eles realmente não têm noção do perigo né? arriscam até o fim. o meu apronta uma dessas todo dia tbm. hoje acordamos morrendo de fome, minha mae havia feito pastel de carne e queijo. fui ao banheiro antes, fazer pipi (tipico) enquanto ele se esbaldava nos pastéis!!!! cheguei na cozinha e haviam sobrado 2 pastéis encharcados no óleo.
    eu perguntei: qtos vc comeu?
    ele: dois..de cada…!
    será que ele pensou em mim em algum segundo de sua comilança egoísta? pois é! eis que dei ‘piti’ segundo ele..e no fim vim pro quarto e bati a porta!
    ele veio atrás e disse: tem carne e massa la, quer que eu frite mais pra vc?
    rsrsrsrs ele tem noção as vezes..

    • 10. blogdagravida  |  05/07/2009 às 20:10

      Ah, mas aí é pior ainda. Comer a porção da grávida é correr risco grande de morte hahahahahaah Mexa com tudo, menos com a comida (ainda mais pastel) da grávida kkkk

  • 11. Jeniffer - Mãe da Alice  |  05/07/2009 às 18:19

    Oi Lindona! Mas que situação, hein?! Francamente, nào dá para entender estes homens k k k k

  • 12. naninha  |  05/07/2009 às 19:08

    Olaaaa

    Esta melhor agora?

    rsrsr…

    affff

    EU sempre defini assim tambem: 9 meses de tpm…rsrsrsssss

    Hje… duas semanas depois do parto vejo como estava mesmo muito mais sensivel… abalada… irritada… estressada… prestes a chorar ou explodir a qualquer momento. Hoje estou normal…rsrsrs… bem mais calma rsrsrsr…

    E teu marido foi meio sem noçao mesmo hein, colega! Mas voce pode dar piti quando quiser e precisar, ta?!

    Fica com Deus!

    naninha

    • 13. blogdagravida  |  05/07/2009 às 20:04

      Ai, Naninha, jura que passa!? Meu medo é continuar assim depois do parto também…com bebê pequeno, todo mundo dando palpite, eu tentando aprender tudo (amamentar, dar banho, trocar fralda)….Beijo!

      • 14. naninha  |  06/07/2009 às 12:37

        Qurida… passa… passa sim… como tudo…
        Acho q ter um filho é o maior desafio q temos … a sorte é q temos mais ou menos 9 meses para nos prepararmos para tudo isso… eu moro longe de muitos parentes e qdo meus filhos nascem, o povo baixa tudo aqui em casa… vem com malas, comidas, palpites, eu sempre ficava estressada so de pensar “nossa, bebe novo, corte da cesarea, colchoes pela sala, comida para todos, palpite de todos… o q q eu facoooo” mas eu usava os ultimos meses p me preparar psicologicamente p isso tb… e mudei o foco: pensei nos parentes como ajudantes (pus todo mundo p ajudar e me despi da fantasia de super melher) e acredite, deu certo.
        qd tudo ficava complicado, eu me lembrava logo todos iam embora e seriamos so eu e o bebe e isso me ajudava qdo eu queria paz.
        posso te falar outra coisa? nao se importe se as primeiras fraldas ficarem tortas, se sem querer vc assustar ou machucar de leve o bebezinho… a gente erra tentando acertar, nao exija perfeiçao… ta bom? com o tempo tudo vai ficando mecanico e mais facil… no começo tudo é uma loucura… mas vc dara conta… devagar e pedindo ajuda… tenho certeza… nunca desista… nem se crucifique… teu amor por ele fara o resto… pode crer.

        sobre os maridos…rsrsrs… eu acredito q filho é a coisa mais lindda e profunda q um casal pode expirentar… e, eu vejo esses maridos (como o seu) q participam, compreendem, ajudam, curtem, se divertem e agarram nossa causa, como verdadeiros abençoados, prontos a nos abençoar a todo tempo… e como a gente precisa disso.. ne?!
        mau marido é assim tb… mas algumas vezes tb perdeu a nocao do perigo… rssrsr… coitados… acho q eles nao entendem nada… mas tentam de tudo por nos e nossas crias… é lindo,nao é?!

        bjoooooooooooooooo

        naninha

  • 15. FERNANDA  |  05/07/2009 às 21:43

    é nessas horas q fico feliz por meu marido ser uma negação na cozinha!hahahatd q faço está ótimo, ele não dá palpite,pq prefere nao se meter…hahaha.agora, realmente…tou quase parindo…e o medo da irritação das pessoas dando palpite?já sou estourada, e SEI QUE vão ter muitos zé rulea por aí pra me dizer o q fazer.além dos filtros,tô providenciando respostas na ponta da língua.Não aguento gente metida nao!!especialmente qdo a gente não pede a opiniao!tipow akela caixa do supermercado q eu contei no twitter,ou a vendedora q foi enfática em dizer q minhas coxas estavam super grossas, e afirmou isso diversas vezes.legal,né?ela me viu 2 vezes,mas já sabe o diâmetro das MINHAS coxas.socorro.

    bjins!

  • 16. Maura  |  06/07/2009 às 11:45

    kkkkk! Teu marido não tem noção do perigo mesmo, hein?!
    Tenha uma bela semana!
    Bjus,
    Maura

  • 17. Aline  |  06/07/2009 às 13:05

    Apesar da vergonha, o bom é que todo mundo entende, afinal… estamos grávidas, rsssss…
    Li teu post anterior, sobre a balança! menina, levei um sustão hoje, na minha consulta!!! Não tinha idéia de que tinha aumentado tanto, a média vinha sendo 1 quilo por mês, no úlimo foram quase 3!!! Agora é fechar a boca para os doces, principalmente chocolate, eu também ando alucinada por doces!!! No mais, vamo que vamo que o baby tá ótimo, hehe!!

  • 18. Liane  |  06/07/2009 às 15:20

    Não é mole não viu…. no segundo filho você acostuma…risos

    beijos

  • 19. Magali  |  07/07/2009 às 10:43

    Guria,me apaixonei pelo teu blog!! Estou com 30 semanas, mas me identifiquei com tu-di-nho q vc falou em cada post: a lenda das grávidas taradas, o desrespeito nas filas preferenciais, os conselhos idiotas, a irritação, TUDO!!! Amei demais!! Agora vou bater ponto aqui todos os dias.

    Bjsssssssssssssssssss

  • 20. Kellen  |  07/07/2009 às 13:43

    Marido é foda!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkk
    bjsssss

  • 21. dri  |  07/07/2009 às 16:35

    Ai meu anjo.. entendo perfeitamente… o nível da minha “gota d´água” diminuiu consideravelmente.. e ainda estou longe de 9 meses… e não se preocupe.. provável que ninguem se lembre mesmo.. ou se lembrar, vai levar em consideração que você sestá grávida. E nada mais de churrasco aos finais de semana até o nascimento do bebê.. isso é um fato.. fala com o marido!

  • 22. Dri Viaro  |  07/07/2009 às 20:25

    Vim deixar bjs e boa noite!!

  • 23. Renata  |  09/07/2009 às 23:45

    Seu blog é show!!!
    TO me vendo ali, gritando e logo em seguida chorando… rs

  • 24. Chris  |  10/07/2009 às 12:20

    Marido sem-noção faz parte da gravidez também. O meu foi super legal, mas a sua sem-noção estava focada no outro filho, que mora com a mãe, e isso gerou muito estresse, muita tensão, mas, no dia a dia até que foi ‘levável’ rs

    😉


Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

julho 2009
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Most Recent Posts

 
