Arquivo para julho 18th, 2009




Sou a caçula do curso para gestantes

Consegui minha vaga no choro

Consegui minha vaga no choro

Meu plano de saúde oferece um curso para gestantes que dura 9 semanas. As amigas fizeram e recomendaram. É um curso completo, com presença de pediatra, obstetra, nutriocinista, psicóloga e até um fisioterapeuta que ensina o marido a fazer massagem nas barrigudas. Numa das aulas uma mãe leva seu bebezinho recém-nascido para uma demonstração prática de como dar o primeiro banho sem traumatizar o rebento para o resto da vida e transformá-lo num Cascão (da Turma da Mônica).

Marinheira de primeira viagem, neurótica e cheia de dúvidas que sou, lógico que fiquei louca (na verdade eu já era louca antes) de vontade de começar logo o curso. Liguei lá assim que completei 16 semanas de gestação e fui informada pela coordenadora de que só poderia fazer o curso quando chegasse ao sétimo mês da gravidez. A mulher disse que não adiantaria fazer o curso antes disso por que eu esqueceria quase tudo antes da chegada do bebê. Argumentei: “Mas eu vou anotar tudinho, prometo…”. Não convenci.  Recebi um não super amável e meu nome foi colocado na lista da turma que só começará em setembro.

Minha mãe (que tem sempre razão, principalmente quando avisa pra eu levar um casaco que vai esfriar ou um guarda-chuva, por que vai chover) achou que essa desculpa do esquecimento estava com cara de esfarrapada. Na opinião dela, essa regra tem outro motivo: os riscos da gestação diminuem com o passar das semanas, ou seja, a grávida tem menos chances perder o bebê ou ter alguma complicação. “É mais seguro aceitar grávidas que já estão mais próximas da hora do parto”, decretou mamãe para mim.

Ela sugeriu que eu insistisse e decidi tentar convencer a coordenadora a abrir uma vaga no curso imediatamente.  Incentivada assim por mamã, fui até lá na sede do convênio e pedi pra falar com a chefia. Argumentei que agora tenho condições de aproveitar o curso. Estou animada, vitaminada, energizada, dirijo, faço hidroginástica, caminhada, compras, blog (ufa!) e por aí vai. Meus dons não param a:  ainda alcanço o dedão do pé para arrancar a cutícula. Já no final da gravidez, não garanto tanta disposição. Por que a obstetra já avisou que provavelmente vai me proibir de dirigir a partir do oitavo mês.

Sem falar que vai ser verão, e eu vou sentir calor, preguiça, dores nas costas, azia, inchaço. Sem falar que vou precisar de tempo para a manicure, a única capaz de cutucar meus dedões em breve. Enfim, será muito complicado. Argumentei tanto que até eu fiquei com medo do final da minha gravidez! Foi cena de novela mexicana. A moça quase chorou diante da minha performance. Claro que eu não podia dizer a verdade e admitir que no último mês não vou ter tempo pro curso por que vou precisar bater perna no shopping em busca de apetrechos para o bebê e para mim, já que sempre deixo tudo para  a última hora. Menos o curso. O curso eu não queria deixar pra última hora. Preciso dele já! Pra ir me acostumando com a ideia de que um serzinho de cerca de meio metro vai depender de mim pra tudo. Aliás, já depende. Mas pelo menos hoje eu não tenho de dar banho e limpar umbigo. E ele se alimenta meio que automaticamente, sem precisar que a mamãe aqui tenha lido o Manual de Técnicas Avançadas de Amamentação Para Principiantes Apavoradas.

Minha atuação – digna de  estatueta do Oscar – rendeu uma vaga no curso que começou esta semana. Daí na quinta-feira eu fui lá para o início das aulas, numa sala cheia de barrigudas-de-terceiro-trimestre. Me senti uma anã num país de gigantes. Aquelas barrigas imeeeeensas e cheias de presença ofuscaram a luz da minha barriguinha de 19 semanas. O primeiro encontro foi só para a apresentação dos participantes, coordenadores, médicos, dentista e enfermeiros. Mas é claro que um monte de barrigudas-linguarudas reunidas na mesma sala acabou em um troca-troca sem fim de experiências e sensações. Uma delícia!

No meio disso tudo – perdido, confuso e arrependido  – estava meu marido. Como consegui levá-lo até lá? Isso é assunto para o próximo post. Mas já adianto que minha performance para convencê-lo a me acompanhar também ganhou várias estatuetas do Oscar.

6 comentários 18/07/2009

Páginas

Categorias

Links

Meta

Agenda

julho 2009
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Posts by Month

Posts by Category