Vovó grávida

20/07/2009 blogdagravida
Tags: , , , , , , ,

cabelosbrancos

Por uma questão de genética eu sou obrigada a colorir os cabelos pelo menos uma vez por mês. É que sou filha do Papai Noel. Desde os 25 anos (ou seja, há quase 10 anos) tem sido assim: tinta sobre tinta. Assim que aparecem os primeiros indícios dos famigerados cabelos brancos pego o telefone e ligo para a equipe de resgate do meu salão favorito: “Meninas, socorro!”

Rejeito cada um desses fiozinhos medíocres com todas minhas forças.  Não satisfeitos com o fato de serem brancos e destoarem de todo o resto da minha vasta cabeleira, os safados ainda são mais grossos e espetados. Exibidos. Abusados. Cretinos despigmentados. Basta um cabelinho desses para denunciar a suposta idade de quem está logo abaixo dele. No caso: eu.

Se não fosse isso, eu jamais teria passado química no cabelo. Não gosto, tenho pavor, acho que faz mal e nunca experimentei outro tipo de gororoba capilar. Antes da invasão do Exército Branco, eu só aparecia no salão para cortar os cabelos. Mesmo assim era raro, pois tinha preguiça. Só que o pavor da química foi vencido pelo pavor de ficar parecer velha. Nesses dez anos, nunca fiquei mais de um mês sem tinta, por isso não tinha noção de quantos cabelos brancos já habitavam meu cocoruto.

Mistério que a gravidez elucidou, para meu desespero. Desde que soube quecabeloscoloridos estava grávida parei de colorir os cabelos. A médica alertou que mesmo os produtos que dizem não conter amônia podem ser prejudiciais. Não há estudos conclusivos sobre a prática de colorir os cabelos na gravidez e não dá para ter certeza do que vai acontecer com o bebê. Então ela orientou: “Não passe nada, mesmo que digam que isso pode, aquilo não fez mal na gravidez de fulana, este outro tem componentes naturais. Não pode colorir.” Obedeço.

Já nem quero me olhar no espelho, assim evito encarar essa aberração sobre a minha cabeça. Depois de quarenta dias, a turma do Gasparzinho Fantasma Camarada começou a ficar mais branquinha e visível. Agora, após mais de quatro meses sem reboque, a pintura original está toda à mostra. É oficial: sou uma vovó grávida.   Tentei de tudo: usar chapéus, gorros, faixas. Mas eles são muitos, rebeldes e exibidos. Para me derrubar ainda mais, sempre tem alguém pra apontar e comentar: “NOSSA, quantos cabelos brancos”. Sofro.

No fim de semana minha sobrinha de 8 anos me salvou de desabar em lágrimas de novo por conta do meu aeroporto coberto de neve. Ri muito. Percebi que ela estava olhando para o alto da minha cabeça e pensei “até tu?”,  já me preparando para explicar que cabelos brancos não são sintomas de senilidade, é apenas uma questão de (falta de) pigmentação, genética, azar e proibição médica de passar tinta para disfarçar.

Mas a pequena soltou esta:

– Tia, você fez umas mechas lindas no cabelo. A mamãe também tem mechas.

Entry Filed under: Gestação,Histórias de grávida

29 Comments Add your own

  • 1. Poliana  |  21/07/2009 às 0:22

    Amiga, passo pelo mesmo dilema, mas antes eu pensava em apelar para a tintura henna, mas realmente é possível colorir os cabelos com ”shampoo” sem amonia. Casting neles, com fé!!! Beijos

    • 2. blogdagravida  |  21/07/2009 às 16:42

      Poliana, a obstetra proibiu TUDO. Inclusive henna e os tais produtos “sem amônia”. Reclamei, choraminguei. Daí ela respondeu: “use uma boina” kkk

      • 3. Poliana  |  21/07/2009 às 18:05

        Fala sério!!!!!!! Usa uma boina é sacanagem… Que barra amiga, mas…

  • 4. Octavio  |  21/07/2009 às 0:46

    Ih! Mas cabelo branco eh muito legal, lindo. A ultima moda nos eua eh deixar tudo branco, natural [minha irma mora la e deixou]. Eu acho lindo e nao eh porque eu tenho cabelo branco desde os 25 tambem, nao. Sei la, acho bonito essa coisa prateada, da um ar refinado. Nao esquenta, voce vai ficar linda!

  • 5. Lilix  |  21/07/2009 às 2:50

    Que fofa esta tua sobrinha! Mais querida impossivel. E forca na peruca, logo logo o bebe ta ai e os cabelos brancos nem serao tao importantes assim!!!

    • 6. blogdagravida  |  21/07/2009 às 16:42

      Força na peruca…hmmm..tive uma idéia: vou usar peruca kkkk

  • 7. Cacau  |  21/07/2009 às 6:26

    Que sobrinha mais linda que você tem!!!!!
    Eu estou passando por algo parecido, sempre pinto o cabelo de preto mas ele é castanho muito claro, tá uma aberração de raiz e todo mundo acha hiper estranho. Sempre tem morena querendo ficar loira, mas “loira” que quer ficar morena é julgada até de louca hahahaha!
    Olha amiga, desde que passei pela primeira gravidez aprendi que o único conselho válido e real que serve universalmente é pensar no “vai passar!”, é tudo momento, fase e etc e acredite: VAI PASSAR! ahahahaha

    beijos!

  • 8. Helga E Manu  |  21/07/2009 às 9:00

    A fofinha…como diz minha irmã..Oh sobrinha pra me dar gosto…

    Sobre os cabelos..sem comentários, eu tenho 26 anos e os infames já teimam em querer aparecer..bjs querida…

  • 9. Talita Braz  |  21/07/2009 às 9:48

    Estou com 19 semanas e adooooro ler seu blog! Esse país das grávidas me encanta e me diverte a cada dia!

    • 10. blogdagravida  |  21/07/2009 às 16:44

      Divertido mesmo, né? Ver grávida queimando panela, andando com freio de mão puxado e com os cabelos brancos kkkk
      Volte sempre!!!

  • 11. Jaqueline  |  21/07/2009 às 14:44

    Oi Flor, tenho passado por um problema bem parecido (ho vida de grávida rsrsrs…) uso química no cabelo (faço relaxamento ao menos 1 vez ao mês) quero dizer fazia né, to me sentindo a mulher mais feia do planeta kkkkkk… outro detalhe tenho acne e não posso tomar nada para controlar resumindooooo…Outubro chega logooooo rsrsrsrs…Bjokasss…

  • 12. Jéssica  |  21/07/2009 às 15:29

    Muito fofa sua sobrinha! =)
    Não pense que cabelos brancos são terríveis.
    Acho super charmoso!
    E o que importa é que você está se preocupando com a saúde do bebê. Está certíssima!

    BeijoOs, amada!
    E quando conversar com o meninão, diz a ele que mandei um beijão também! 😉
    Fiquem com Deus!

    • 13. blogdagravida  |  21/07/2009 às 16:46

      Também acho. Não estou reclamando. Quer dizer, estou reclamando, mas estou feliz por ser uma mamãe consciente que faz tudo o que pode para o bem do bebê. Me sinto muito bem assim. Só não posso olhar no espelho kkkk

  • 14. Thaty  |  21/07/2009 às 15:47

    Meu problema é outro: se eu não faço relaxamento regularmente, fico parecendo o leão da montanha. Desde a primeira gravidez que médicos diferentes me dizem que após o terceiro mês é seguro fazer. Então, espero o quinto mês e faço, uma versão mais light, mas que me deixe continuar saindo de casa sem que as pessoas gritem ao me ver…kkkk

    • 15. blogdagravida  |  21/07/2009 às 16:48

      Eu não teria coragem, Thaty. Mas cada cabeça, uma sentença. OU melhor: cada cabeça, uma química. hehehe Minha cunhada passou tinta a gravidez inteira e o filho dela é lindo, perfeito, saudável. Ela fica buzinando na minha orelha pra eu parar de ser exagerada. Mas não consigo!!

  • 16. greice  |  21/07/2009 às 15:55

    flor, explica aí como é seu cabelo…
    Pra cabelo claro dá pra fazer luzes, sem pegar a raiz.(é o que eu faço e minha médica é ultra mega blaster conservadora mas luzes ela libera). E cabelo escuro dá pra usar henna (é assim que escreve?).
    Eu fico sem a progressiva na gravidez e amamentação (agora que bebê tá desmamando não sei mais se quero) mas sem pintar não dá, meu cabelo está muito branco também. Aguentar dores, desconfortos, o peso da gravidez ok, não fico com dó, mas aguentar cabelas brancas me deu uma peninha… Ninguém merece!
    Beijos nocê e no bebê
    Greice

    • 17. blogdagravida  |  21/07/2009 às 16:47

      Sem chance, Greice. A obstetra proibiu tudo, inclusive Henna. Acho que ela foi professora da sua médica kkkkk por que ela é super conservadora em relação à alimentação, produtos de beleza, esforço físico. E eu respeito muito a profissional que ela é, então obedeço. Reclamo, choro, mas obedeço.

      • 18. greice  |  22/07/2009 às 11:50

        É isso aí, se você escolheu uma médica pra te acompanhar tem que acreditar nela e seguir. Confiança é tudo. E uma amiga me lembrou que na minha 1a gravidez a médica não liberou luzes, fiquei o leão da montanha idoso. Na 2a ela relaxou, sei lá porque. Mas eu prefiro pecar pelo excesso também e não acho que seja um sacrifício tão grande. São só alguns meses e filhote é pra vida toda.
        Quando eu descobri a gravidez a primeira providência foi correr numa loja de 1,99 e comprar quilos de xuxinhas pra aguentar os meses que viriam sem alisar o cabelo…só depois pensei no enxoval…rs
        Beijos

  • 19. rozinha  |  21/07/2009 às 16:51

    É por essas e outras que grávida só tira foto da barriga…

    Mas, sua sobrinha é fofa mesmmo!!!

  • 20. Andréa Cipriano  |  21/07/2009 às 17:47

    Ói eu aqui traveiz!!

    Eu vi que tua médica proibiu tuuuuuuuuuudddddddddddoooooooooo! E proibiu pq não é ela que vai ficar descontente.
    Sabe o que meu obstetra disse? Pior que tingir o cabelo, é a gestante se sentir horrível, ficar deprimida, e ainda botar a culpa no filho. Sem exageros, pode fazer uma coloração. Pra não sentir culpa, a mais branda possível.
    Se td o que ‘pintam’ fosse verdade, não teria mulher viva!

    A decisão é sua. Só não sofra com o que decidir.

    Bjs!!!

    • 21. blogdagravida  |  21/07/2009 às 17:50

      Ah, por culpa no filho eu não ponho, não. A decisão é minha. À noite deito minha cabecinha branca no travesseiro e durmo tranquila, certa de que estou fazendo o melhor que posso para trazer meu amor ao mundo com segurança e saúde! Não sofro, não. Tudo isso é exagero de blogueira com tendências melodramáticas kkkk Beijo, volte sempre!

  • 22. Tathy  |  21/07/2009 às 18:25

    Oi menina, eu concordo com vc e não fiz nada de quimica na gravidez. Meu cabelo é super liso (thanks God!!!)mas adoro pintar, fazer mechas, luzes e tudo o mais, mas na gravidez e amamentação sou contra. Mesmo que não toque no couro cabeludo, passar no cabelo não quer dizer que não cai na corrente sanguínea. EU é que não vou ser cobia de produtos de beleza (tem vários que grávida não pode usar). Vc já testou umas faixinhas, lenços, elásticos grossos??? Dá pra fazer um look e ficar gatona sem se arriscar. Cuida bem desse bb e de vc.

    Bjsssssssss

  • 23. Ritinha  |  21/07/2009 às 21:03

    Graças a Deus a genética foi bondosa comigo, minha vózinha morreu com 72 e pouquissimos fios brancos, espero ser assim também! Mas calma que quando seu bebê chegar vc vai ver que valeu a pena cada fiozinho insuportável desses!
    E menina, que sobrinha mais fofa!

  • 24. Liza  |  22/07/2009 às 12:43

    Passei para agradecer a sua visita no meu blog e dizer que adorei a sua casinha. Vou te visitar sempre tbm. Sabe que tbm sou escrava das tintas e vivo fugindo desses despigmentados. Nao tem jeito com essas criancas, né?
    Beijos,
    Liza

  • 25. Poliana  |  22/07/2009 às 13:07

    Amiga, esqueci de comentar, a tua sobrinha salvou o dia, muito fofa!! Teve a amiga de cima que comentou das faixinhas ou até mesmo as tiaras mais grossas, eu usei até os 3 meses, só depois disso que eu usei o shampoo tonalizante. Força!! Bjs

  • 26. Grávida adolescente &laq&hellip  |  30/07/2009 às 1:51

    […] grávida, pele Cabelos sedosos idosos e pele adolescente. Paradoxos da gravidez. Enquanto a cabeça fica cada vez mais branquinha, a pele fica cada vez mais cheia de perebas da puberdade. Acne é um sintoma comum na gestação. […]

  • 27. Susana  |  12/08/2009 às 6:45

    Oi sou protuguesa, nunca tive coragem para me expressar, mas eu quero dizer que estou muio feliz, engravidei aos 12 anos sem querer,só que adorei a expriencia de ser mamãe, e hoje tenho 9 filhos, e estou gávida de mais um, estou de 7 meses, de uma menina a Carolina!!! os meus filhos são: A Marta de 1 ano, o Miguel de 1 ano, a Sara de 2 anos, o Nuno de 4 anos, a Sónia de 6 anos, a Joana de 6 anos, o Afonso de 7 anos, o Daniel de 9 anos e a Diana de 12 anos!!!
    Hoje tenho 24 anos e já sou casada, casei-me com 17 anos!!!
    O meu marido sempre me apoiou e tenho muito orgulho nele, somos uma famíla muito feliz!!! Mesmo com os meus filhos continuei a estudar com a ajuda das minhas três irmãs, Lara minha irmã gémea, Patrícia e Claudia, que me ajudaram a criar os meus filhos!!! Muito obrigada manas vocês são muito importantes na minha vida!!! Hoje sou licenciada em Pediatria, e sou médica Pediatra!!! Beijos para todas as mamãs!!!

  • 28. Elaine  |  22/07/2010 às 18:24

    Oi, que sobrinha fofa !!!
    Me conta como foi o período de amamentação ! Estou amamentando e há mais de 1 ano não pinto meu cabelo, estou mal , snif, snif,penso em passar tonalizante mais ainda tenho medo, a pediatra da minha bb, que já tem 4 meses e só mama no peito, não deixou!
    Me conta como foi com vc.

  • 29. Adriane nariz  |  31/10/2011 às 16:47

    To vivendo o msm problema,gravida e xeia de cabelo bco,tenho 45 anos,e qdo o BB nascer vai dzr,vc e a vovo?Kd a mamae?Rs


Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

julho 2009
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Most Recent Posts

 
