Arquivo para julho 26th, 2009




Eu estava falando sobre o conhaque…

gravidaMausHabitosA garganta arde e o nariz vive entupido. Há mais de uma semana tenho dificuldade para respirar, dormir, viver. A gripe me pegou de jeito. A tosse chata e constante acorda a casa toda de madrugada. Falo que faz parte do treinamento para quando o bebê chegar e começar a manter todos bem despertos no meio da noite. A obstetra não liberou nenhum medicamento. Sugeriu apenas que eu evite friagem e pingue água morna com sal nas narinas. Gargarejos também são uma opção.  Sou contra o uso de medicamentos de qualquer tipo (mesmo os “liberados”) durante a gravidez. Por isso estou enfrentando a gripe apenas com os paliativos tradicionais do “tempo da vovó”. Mel misturado com limão para aliviar a garganta é uma das fórmulas caseiras que minha mãe indicou. Um lenço umedecido com água morna em volta da garganta na hora de dormir também tem ajudado.

Meu marido fica desesperado ao me ouvir tossir pela quinta vez em 20 minutos.  “A tal Gripe Suína está por todo lado, li que as grávidas fazem parte do grupo de risco”, diz ele, com tom de preocupação na voz. Considero demoradamente o tamanhho dos meus peitos e o efeito dos hormônios sobre o meu comportamento. Respondo: “Amor, eu tô mais pra Vaca Louca…”

Então a sogra telefona para saber como estou. Faço breve relato do meu nariz fica entupido que me atrapalha na hora de dormir. Reclamo também da garganta e da tosse. Imediatamente recebo em troca uma dica caseira para curar a garganta. É infalível, garante a sogra:

– Misture mel, limão e uma colher de sopa de conhaque. Tome pequenos goles durante o dia.

Já é de conhecimento de toda a família que sou radicalmente contra o consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação e amamentação. Por isso encaro a dica como mais uma provocação de sogra e respondo:

– Tá louca? Eu estou grávida! Não posso usar isso, não!

Um suspiro e duas pigarreadas depois, minha sogra afirma:

Ai, amor, pode sim. Mel só faz mal pra bebês, não para gestantes. Pode usar  mel sem medo!

30 comentários 26/07/2009

Páginas

Categorias

Links

Meta

Agenda

julho 2009
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Posts by Month

Posts by Category