Eu estava falando sobre o conhaque…

26/07/2009 blogdagravida
Tags: , , , , ,

gravidaMausHabitosA garganta arde e o nariz vive entupido. Há mais de uma semana tenho dificuldade para respirar, dormir, viver. A gripe me pegou de jeito. A tosse chata e constante acorda a casa toda de madrugada. Falo que faz parte do treinamento para quando o bebê chegar e começar a manter todos bem despertos no meio da noite. A obstetra não liberou nenhum medicamento. Sugeriu apenas que eu evite friagem e pingue água morna com sal nas narinas. Gargarejos também são uma opção.  Sou contra o uso de medicamentos de qualquer tipo (mesmo os “liberados”) durante a gravidez. Por isso estou enfrentando a gripe apenas com os paliativos tradicionais do “tempo da vovó”. Mel misturado com limão para aliviar a garganta é uma das fórmulas caseiras que minha mãe indicou. Um lenço umedecido com água morna em volta da garganta na hora de dormir também tem ajudado.

Meu marido fica desesperado ao me ouvir tossir pela quinta vez em 20 minutos.  “A tal Gripe Suína está por todo lado, li que as grávidas fazem parte do grupo de risco”, diz ele, com tom de preocupação na voz. Considero demoradamente o tamanhho dos meus peitos e o efeito dos hormônios sobre o meu comportamento. Respondo: “Amor, eu tô mais pra Vaca Louca…”

Então a sogra telefona para saber como estou. Faço breve relato do meu nariz fica entupido que me atrapalha na hora de dormir. Reclamo também da garganta e da tosse. Imediatamente recebo em troca uma dica caseira para curar a garganta. É infalível, garante a sogra:

– Misture mel, limão e uma colher de sopa de conhaque. Tome pequenos goles durante o dia.

Já é de conhecimento de toda a família que sou radicalmente contra o consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação e amamentação. Por isso encaro a dica como mais uma provocação de sogra e respondo:

– Tá louca? Eu estou grávida! Não posso usar isso, não!

Um suspiro e duas pigarreadas depois, minha sogra afirma:

Ai, amor, pode sim. Mel só faz mal pra bebês, não para gestantes. Pode usar  mel sem medo!

Entry Filed under: Alimentação na gravidez,Gestação,Histórias de grávida

30 Comments Add your own

  • 1. @luboury  |  26/07/2009 às 3:01

    ahaha eu ri muito com seu post sobre isso no twitter; que figura sua sogra!!! mel nao faz mal né?? nem o conhaque? hahaha

  • 2. guarda-roupa de mulher  |  26/07/2009 às 20:43

    é rir pra nao chorar, né?! sogras!!!!!!!! hehehehehehe

    big bjs

  • 3. Thaty  |  26/07/2009 às 22:59

    kkkk Sua sogra é ótima!! kkkk

    Eu também peguei uma gripe na semana passada, mas foi rápida e leve, ainda bem.

    Melhoras!! E lembre-se de que mel não faz mal pra gestantes, viu? kkkk

  • 4. greicet  |  27/07/2009 às 10:53

    flor, e minha sogra (com quem me dou super bem) que mas minhas 2 gravidezes e pós parto ficava insistindo pra eu tomar cerveja preta pra ter leite? Que se eu ficasse com frescura meu bebê ia passar fome. (cê já viu o tamanho do bezerro né? Tadinho, passa fome…). E eu não bebo nada alcoólico nem sem estar amamentando, imagina com bezerro no peito…
    Beijo

    • 5. blogdagravida  |  27/07/2009 às 23:36

      PelamordeDeus! Essas lendas são assustadoras! Também me dou bem com a sogra. Bom…pelo menos me dava. Agora na gravidez comecei a ver um lado dela que eu não estou gostando muito. Mas acho que ela não mudou nada…meu lado “mãe” aflorou e comecei a enxergar tudo de outro jeito.

  • 6. Aline  |  27/07/2009 às 10:54

    Olá, li seus últimos posts, tô voltando de férias e me atualizando, he he… menina, identificação total!!! Meus cabelos brancos estão me matando, parece que só tem cabelo branco na minha cabeça, por mais que marido e mãe, tentando ser legais, digam: “só vc vê tanto assim, mal dá pra notar…”, a-hã, sei! E eu que sempre achei lindo aquelas gravidinhas só de barriga, e o corpitcho todo em dia, fico pensando: “onde foi que eu errei?!?!” Não achei que eu fosse ficar tão redonda!! ha ha… mas tenho feito um esforço enorme pra não me abalar, fico brincando de poliana o tempo todo e tentando ver o lado bom da coisa, mas confesso que às vezes é difícil ver lado bom no par de peitos gigantes que nunca me pertenceram!!! ha ha… noite passada até sonhei que eles tinham diminuido radicalmente, e eu fiquei apavorada me perguntando pra onde foram meus peitos??!! A primeira coisa que fiz quando acordei foi apalpar pra verificar se estava tudo igual… coisas de grávidas… beijos pra vc e também não vejo a hora de começar o curso!! Mas eu sou meio avoada, tenho certeza que vou esquecer tudo se fizer muito cedo!! rssss…

    • 7. blogdagravida  |  27/07/2009 às 23:42

      Que lindos os artesanatos de gravidinhas lá no seu blog…AMEI TUDO!!!!
      Menina…quanto aos peitos eu te digo: queria que eles ficassem pra sempre do jeitinho que estão hoje…Enormes, altivos, perfeitos.
      Mas a coordenadora do curso de gestantes já avisou que as chances de tudo despencar são grandes hahahaha Que isso é genética pura. Os peitos inflam na gravidez…depois murcham e vão bater nos pés…cruzes!!
      Maridão tava na aula nesse dia (tênkiu gódi) e falou na hora: “se bater nos pés eu pago cirurgia plástica amore” hahahahaha
      Por que eu tô amando esse negócio de ser grávida-mãe-amamentadora, mas não deixei de ser mulher-amante por causa disso, né? Beijo!

  • 8. Liza  |  27/07/2009 às 11:15

    Que sogra moderna! hahahahahahahaha
    Menina, sabe que tbm to desse jeito. A gripe me derrubou e to de cama a 3 dias. Nao sei se eh pior ficar gripada quando estamos gravidas ou quando o filho tem 1 ano e meio e tem uma bateria que nao descarrega nunca. hehehehehe
    Beijos e melhoras,
    Liza

    • 9. blogdagravida  |  27/07/2009 às 23:42

      Ai…acho que ficar grávida com filho é pior…por que além de ter de manter o pique, ainda tem o medo de passar gripe pro pequeno!

  • 10. Poliana  |  27/07/2009 às 14:01

    Olá, eu ri muito quando vi a mensagem no twiter, mas meu comentario apagou (snif), antigamente não tinha essas preocupações que temos hoje(a mulherada bebia, fumava…) tanto que para aumentar o leite as mães tomavam cerveja preta (nossa, eu lembro disso…), mas é melhor prevenir!! Bjs

  • 11. Tathy  |  27/07/2009 às 14:37

    Ahahahahahahah sua sogra é leza de verdade ou faz de sacanagem???

    Se vc tiver açafrão em casa, faz uma sopinha e coloca ele. É antiinflamatório natural, uma amiga fono que me recomendou. Bjssssssssss

    • 12. blogdagravida  |  27/07/2009 às 23:47

      Então..ainda tô em dúvida, Thaty. Acho que ela faz pra provocar. Leza sou eu, que sempre caio. Mas aos poucos estou aprendendo a não entrar no jogo de “Chocar a Nora”. Não acho que seja por maldade. Acho que ela se diverte com a minha cara de espanto e indignação…hehehehe
      Adorei a sugestão, obrigada! Beijo!

  • 13. rozinha  |  27/07/2009 às 14:44

    Melhoras para vc, viu? Fica só no limão e mel e deleta a sogra, ops, quero dizer o conhaque.

    • 14. blogdagravida  |  27/07/2009 às 23:53

      Ai, Rozinha. Queria deletar a sogra. O conhaque também, por que eu sou mais chegada num bom vinho mesmo kkkk Mas por enquanto só vou poder deletar o conhaque, por que a sogra anda sobrevoando bastante minha casa kkkk Beijo!

  • 15. naninha  |  28/07/2009 às 11:08

    kkkkkkkk…
    kk

    Ai mulher!

    Boa sorte com a sogra!

    Aaaa, sobre o aspirador de nariz… afff…usei… e muito… morrendo de dó… mas eu preferia enfiar aquele troço no nariz dele do que correr o risco dos catarrinhos irem p onde nao deviam! Ele berravaaaaa… mas eu falava (meio q inutilmente) que era para o seu bem e tacava o treco no nariz dele. (morrendooooo de dó)

    mas… fazer o q…

    bjocas…

    nanina

  • 16. Dri Viaro  |  28/07/2009 às 11:08

    Já estou de volta e o blog tb agora com as atualizações diáris, boa semana
    bjs

  • 17. Emanuela  |  28/07/2009 às 13:08

    Olha amiga se fosse a minha sogra eu diria que é provocação, eu lembro qdo estava acabando minha dieta a minha veio com um monte de mato que era para fazer um banho para não ter nenhuma doença, que qdo a caba a dieta é hora de curar tudo. Só que ela se esqueceu que eu ficava sozinha com o Juan e assim o sono dele é pulga ( de no máximo 40 minutos) como é que eu ia fazer um banho demorado e deixar o menino gritar, sem noção viu!!

    beijossss

  • 18. Danielle Donda  |  28/07/2009 às 17:20

    Aonde eu estava neste planeta, que nunca havia passado por aqui?
    Estou vivitando pela primeira vez, e estou encantada!!

    Vc escreve deliciosamente.
    Agora com calma, vou desde o seu primeiro POST ler, tudo, tudinho.. nao importa que hs eu termine!
    Amei!

    E eu que achava que Blog era só do Blogspot, nem conhecia wordpress… super legal o formato.

    Estas convidada a visitar-me em meu Blog.
    http://gravidaegata.blogspot.com

    bjokas mato-grossenses!
    Danielle Donda
    Cuiaba- mt

    • 19. blogdagravida  |  28/07/2009 às 18:00

      Nossa! Fiquei até arrepiada com os elogios! Não elogia muito não, please. Por que eu já tô tão inchada, que se inchar mais eu explodo hahahahahaha
      Seja bem vinda! Vou lá conhecer o seu blog. Pois é..o WordPress deve ser melhor que isso, é que eu uso a versão gratuita e, honestamente como sempre, não sei pilotar esta coisa. Beijo!

  • 20. Ritinha  |  28/07/2009 às 17:22

    HAHAHAHAH… que figura sua sogra!

    Vim agradecer pela força, pode deixar que fé tenho de sobra e força quando penso que vai faltar surge de onde nem imagino, já está tudo melhor, obrigada pela atenção.

    Beijos!

    • 21. blogdagravida  |  28/07/2009 às 18:06

      Você é demais, Ritinha! Tem força de sobra! Desejo que você fique boa logo!!!

  • 22. Juliana  |  28/07/2009 às 17:57

    ahahah… a preocupação dela era o mel??? o conhaque pode!!! ahaha
    Boa sorte com a sogra!

  • 23. Jéssica  |  29/07/2009 às 14:29

    conhaque pode, né?! kkkkk
    Sua sogra é demais!

  • 24. Mari M  |  29/07/2009 às 14:30

    Oi! Vim te ver e adorei, né? Estou tres meses na sua frente, acho que vc viu lá no meu blog, né? Beijos!

  • 25. Anneliese  |  29/07/2009 às 17:56

    Olá!!! nossa acredita que eu vi só hoje o seu email do comentário que não foi do último post do sexo do bebê! rs! ando muito longe dos meus emails e blog. adorei o jeito que vc falou sobre ter mais um garotão em casa!! falou de um jeito lindo e me fez pensar totalmente diferente em ter um neném de pipi e não cheio de fru frus cor de rosa haha! falando em pipi, vc comentou, deve ser mesmo mais fácil limpar do que a perereca mesmo! veremos, né!!
    e sobre as estrias, não gosto da idéia de passar oleo.. odeio me sentir oleosa e escorregadia! o creme tá sendo bem melhor.. o que o médico que meu foi o gerare, eu vou comprar pra testar!! deve ser bom sim! até que eu gostei do cheirinho dele… até então rs.
    ai, ainda não tive gripe na gravidez, mas deve ser terrivel mesmo! e o medo de ser gripe suína? nós estamos no grupo de risco, seu marido tem direito sim de estar preocupado…
    tbm não tomaria nenhum remédio, usaria todas essas receitas de vó, menos o conheque rs!! confesso que dei uma bicadinha em cerveja esses dias, mas era porque eu estava com muita vontade… mas foi só um golinho e depois fiquei com remorso, morri de medo! já quase tenho um treco quando alguém fuma perto de mim.
    faz a receita sem conhaque!! haha!
    e MELHORAS!!! se cuida =]
    beijos pra você e para o bebê!

  • 26. Catharina  |  29/07/2009 às 18:38

    Oi! Muito bom o post! Ri demais com a preocupação do mel!!!
    Ganhei um selinho e estou passando para você! Pega lá no blog! Espero que goste!!
    Bjs e chutinhos

  • 27. Maura  |  29/07/2009 às 22:04

    Nossa! Inacreditável a tua sogra!
    Sobre a pergunta que vc deixou lá no blog esses dias: há várias empresas especializadas em tecidos acrílicos próprios para área externa, impermeáveis e resistentes aos raios solares. Hoje a disponibilidade de padrões e estampas é muito grande!
    Dá uma olhada nos seguintes sites:
    http://www.villanovatecidos.com.br e http://www.regattatecidos.com.br. Desculpe ter demorado para responder, mas as coisas andam uma correria!
    Que pena que vc não vai participar da brincadeira lá do Coisas…
    Bjusss

  • 28. Chris  |  30/07/2009 às 22:44

    É para rir, né?

    Sijoga, fia, sijoga rsss

    Beijos

  • 29. Carmem Olival  |  31/07/2009 às 15:25

    hahaha otima essa!!! mel faz mal pra criança.. rs.. o conhaque não precisa comentar né… so o mel que faz mal.. hahaha fala serio ne

  • 30. jaque cravo  |  16/03/2010 às 21:43

    o pior é minha mãe que disse que mel é quente e faz abortar o bebe kkkkkk e fora as outras mil coisas que la diz que as vizinhas ficam recomendando para gravidas ha vcs sabem coisas do tempo da arca de noé kkkk adorei o blogggg bjssss


Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

julho 2009
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Most Recent Posts

 
