Uma ameaça de 3 centímetros

21/09/2009 blogdagravida
Tags: , , , , , ,

E no meio do útero havia um mioma. Havia um mioma no meio do útero. NaFlorMurcha verdade não é bem no meio. Não entendi direito onde é. O que sei é que está em outra parede, muro,divisória do útero, sei lá como foi que a médica falou, só sei que está longe do lugar no qual meu bebê está crescendo. Ufa! Honestamente, não entendi muito bem a explicação da médica por que não consegui prestar atenção, só me concentrei na parte do “não oferece perigo para o seu bebê, não vai interferir na gravidez”. Depois disso, minha cabeça entrou num turbilhão de alegria e minha vontade era sair correndo dali, respirar um ar puro. Aliviada por saber que não havia risco para meu filho, sorri, agradeci e peguei minha bolsa. Foi o tempo do cérebro processar um pequeno interrogatório. Sentei novamente e disparei:

– Mas e se eu decidir ter outro filho depois? O mioma pode prejudicar?

Quem pergunta o que não deve, ouve o que não quer, já dizia minha avó.

Então a médica respirou fundo, me olhou ternamente e começou a falar pausadamente. Isso me assustou. Conheço essa mulher há anos. Sabia que ela estava se preparando para dizer algo que eu não ficaria feliz em ouvir:

Talvez. Mas só saberemos disso mais pra frente, depois do parto. Quando seu útero voltar ao tamanho normal, faremos alguns exames e vamos acompanhar para ver o que acontece.

Um baque. Eu nem pensava em ter outra gestação. Mas aquilo me deixou triste como se eu tivesse planejado gerar um time de futebol. Saber que pode haver uma espécie de bomba-relógio anti-gestação circulando comigo por aí teve um efeito devastador. Me arrependi de ter perguntado. Estava feliz por saber que não afetava a atual gravidez. Por que fui perguntar sobre uma suposta gestação que em princípio nem deveria mesmo existir? Ah, é o tal controle sobre o próprio corpo, que desejamos tanto ter, mas parece escapar o tempo todo das nossas mãos. Ou do nosso útero. Já que havia estragado tudo com aquela pergunta, aproveitei para questionar um pouco mais:

– Esse mioma apareceu na gravidez? Por que ele não tinha sido detectado em outras ultrassonografias?

– Provavelmente já estava aí, não dá para ter certeza. Agora o útero está crescendo e o mioma está sendo “esticado” (ela fez sinal de aspas com os dedos) junto.

Perguntei ainda se esse mioma tinha alguma coisa haver com aquele hematoma que havia causado sangramento no início da gravidez. Ela disse que não.

A médica ainda falou um pouco mais sobre isso, que eu não deveria me preocupar agora, que o importante é que o bebê está bem, tudo está correndo bem, para eu me concentrar nisso e deixar para me preocupar com o mioma depois, por que faremos exames, etc.

Mas quem consegue esquecer uma conversa assim? Penso no mioma várias vezes por dia. Ele me causa arrepios e indignação. Não faz nada, está lá quietinho. Mas é uma possível ameaça silenciosa para a família numerosa que eu nem havia planejado ter antes de saber que talvez não possa mesmo gerá-la. Alguém entende esse sentimento? Eu não.

Entry Filed under: Exames,Gestação,Histórias de grávida,Sem medo de perguntar

18 Comments Add your own

  • 1. Lu Brasil  |  21/09/2009 às 8:36

    Vou te contar um historinha. Era uma vez uma menina que engravidou e a medica disse que ela tinha um mioma de 4 cm e poderia ser que atrapalhasse futuras gravidezes…e bem…taí Enrico, Angelo se se eu nao tiro o treco fora, Deus de minhalma, hehe. Fica triste nao beesha.

  • 2. kellen  |  21/09/2009 às 8:46

    Querida gravidinha!!!
    Fique calma. Uma etapa de cada vez…rsrsrs
    Primeiro pense no bebê, que pelo que sei faltam poucos meses. E depois, vc irá tratar isso. Sua médica é muito competente. Confie nela!
    Fiquem bem!
    Bjssssss

  • 3. Leticia Volponi  |  21/09/2009 às 9:53

    Fica firme que as coisas sempre se resolvem. Concentre-se no bebê que já tá aí, encomendado e depois pense no resto. Tenho um amiga que identificou um mioma aos 20 anos. hoje tem 29 e três filhos lindos. Tem coisa que a ciência não é capaz de explicar ou solucionar, mas o moço lá de cima sempre ajuda.

  • 4. Suelem  |  21/09/2009 às 10:35

    Sei que não adianta falar pra vc ficar tranquila, mas acredite que Papai do céu esta olhando pra vcs, e se vc tiver que ter mais bb, se essa for a vontade Dele, não é um mioma que vai impedir!

    Bjão

  • 5. Dri Viaro  |  21/09/2009 às 12:09

    Uma semana cheia de coisas boas pra vc
    bjs

  • 6. Ritinha  |  21/09/2009 às 13:04

    Eu não sei se entendo seu sentimento… Menina, fico doida quando leio/escuto histórias como essa pq sou neurótica pela maternidade e eu quero sim uma família numerosa(mais?). Descobri cistos no ovário há 5 anos, minha primeira pergunta pra go foi se impediria uma futura gestação, ela diz sempre que não, mas vira e mexe eu volto lá e repito a pergunta. hahahaha.
    Fico feliz de saber que o mioma não afeta em nada o bebê que está a caminho e bom, depois do parto, com os exames, vc descobre se escolherá ter (ou não) outros filhos ou se seu corpo definiu isso por vc. Espero que fique tudo bem.
    Beijos.

  • 7. Jéssica  |  21/09/2009 às 14:11

    Não tem como entender esse sentimento.
    Não tem nem como imaginar…
    Meu desejo agora é que você se acalme.
    BeijoOs, flor!
    Linda semana…

  • 8. Maristela  |  21/09/2009 às 15:26

    Oi… acompanho seu blog ja algum tempo. Estou gravida de 34 semanas da minha primeira filha. Descobri antes da gravidez dois miomas, um de 4 cm e outro de 2. Os dois estao fora do utero ou na parede por fora. Quando descobri fiquei maluca. Achei que nao poderia engravidar. Cada um falava uma coisa. Minha medica me tranquilizou e disse p tentar ter um filho, coisa que ainda nem tinha feito e ja estava em panico. Depois de 3 meses de tentativa estava gravida da Laura. o inicio da gravidez foi super tranquilo. So tive um susto aos 5 meses e meio, quando senti uma dor muito forte no pe da barriga, pois como vc mesmo disse o mioma cresce durante a gestacao. O meu ja esta com 8cm, mais esta estabilizado. Ele comecou a comprimir minha bexiga. foi so uma semana de desconforto. Estou otima. Claro que o seu esta bem pequeno. Penso que nao tem nada que ficar com medo nao. Minha medica disse que posso ter um segundo filho sim. E ai depois vou fazer um tratamento p retirar o mioma. Existem varios, sem ter que tirar o utero. No mais e fe em Deus e tranquilidade p ter seu bebe. Vai dar tudo certo,ou melhor ja deu tudo certo. Se quiser trocar experiencias pode me escrever por e-mail.
    Um grande abraco,
    Maristela

  • 9. Mãe do Pitoco  |  21/09/2009 às 15:49

    Grávida, quando Pitoco nasceu, eu também pari um mioma enorme, uma coisa horrorosa, que estava na parede do meu útero, do lado de fora. Tinha megas 5 cm. Imagina? Não imagine, porque era horrendo (a minha médica fez o favor de me mostrar assim que o extirpou e eu quase tive um troço, quase ponho os bofes pra fora). O corpo estranho foi recolhido, levado a laboratório e não era nada demais. Coisas de útero mesmo. Estou ótima, minha gravidez não foi afetada pelo crescimento dele e posso fazer quantos filhos minha loucura permitir. Então, não se preocupe e vá comer chocolates para esquecer! hahaha Beijocas e, se precisar de alguém para desbafar, estamos aí. Não fique tensa, viu? Beijos

  • 10. Tathy  |  21/09/2009 às 19:24

    Nossa quantos recadinhos otimistas…é isso mesmo. Pense positivo, pra frente e vamos que vamos. Estarei aqui para ler todos os relatos das suas gestações futuras. Bjkas.

  • 11. carmo  |  21/09/2009 às 21:13

    olha linda eu antes de engravidar da mais velha (10 anos) tinha 2 uteros e um mioma tb,e engravidei na mesma! e correu tudo bem!
    claro ke depois antes de nascer a Lipa retirei o ke estava a mais
    por isso um passo de cada vez tá??
    jinhos

  • 12. Dri Viaro  |  22/09/2009 às 11:07

    miga, ontem nao li, so passei rapido pq tava apressada, mas olha só, não fica triste nem pensando nisso, ora a Deus que não há de ser nada viu?
    bjssss

  • 13. Diana  |  22/09/2009 às 14:49

    Ola…primeira vez q passo pr ak..
    o q posso te dizer eh q fike calma e pense primeiro no bebe,ja q esse mioma nao ira atrapalhar esta gestação,depois q nascer vc ve como vai ser…

    tb tenho um blog onde conto sobre minha gravidez,estou com 28 semanas…
    te add por la tah,se qzer dar uma passadinha sera super bem vinda,sera otimo trocar figurnhas..rsrs

    bjinhus

  • 14. Thaty  |  22/09/2009 às 19:58

    Não sobrou nada pra ser dito que já não tenha sido dito acima…rs Só que estou aqui para o que vc precisar, sabe onde me “achar” né?

    Beijocas!

  • 15. greice  |  23/09/2009 às 13:20

    grávida amiga, calma! (kkkk…acho que toda grávida odeia ouvir isso, porque grávida e calma são antônimos).
    Mas como você pode ver nos comentários, dificilmente miomas impedem gravidez. Conheço muitas pessoas que tiveram mioma e engravidaram, e sinceramente não conheço nenhuma que tivesse tido problema. E em último caso se opera. Acho que sua médica foi muito alarmista, sinceramente.
    Beijos e fica bem. (e calma)

  • 16. asccosta  |  24/09/2009 às 21:50

    Só vi hoje o post. Não se preocupe com isso agora. Mantenha o foco na outra coisinha linda que está aí dentro. O mioma vc resolverá depois, com certeza. Relaxe e curta os meses que ainda faltam. Bjs,

  • 17. Anne  |  28/09/2009 às 14:26

    eu acho que entendo um pouco esse sentimento sim… por mais que agora eu não planeje outros filhos, desejo estar saudável para isso, com certeza… mas o que a médica disse é certo, concentre-se no seu bebê e depois é outra história.. é difícil não pensar, eu sei, mas, é o seu conforto, saber que o bebêzinho que está ai hoje está bem e longe de qualquer problema. Força!!!

  • 18. thais rosa  |  30/09/2009 às 16:24

    ei, mulher, não tinha visto esse post!!! que susto, hein!!! mas que ótimo que está tudo ok contigo e com o bebê. tenta não encanar com isso!!
    super beijo, fica bem!


Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

setembro 2009
S T Q Q S S D
« ago   out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Most Recent Posts

 
