Mãevó

27/09/2009 blogdagravida
Tags: , , , , ,

DuasBarrigasSala de espera lotada. É dia de atendimento apenas de gestantes, então as cadeiras acomodam principalmente barrigudas, algumas acompanhadas, outras sozinhas (como eu). Sempre levo um livro para suportar a longa espera, mas geralmente não tenho tempo de abri-lo. Alguém acaba puxando papo e o tempo passa rapidamente enquanto trocamos informações sobre a gravidez. O assunto quase sempre começa do mesmo jeito monótono:

– De quanto tempo você tá?

– É menino ou menina?

– Primeiro filho?

Encaro com resignação essa primeira parte por que sei há chance da coisa  ficar interessante depois. É como almoçar um prato de legumes de olho na sobremesa. Histórias pitorescas costumam acompanhar aquelas barrigas na sala de espera e gosto de ouvi-las.

Na última consulta uma jovem de 18 anos puxou papo comigo. Ela estava acompanhada pela mãe, que de vez em quando fazia algum comentário, mas sem participar muito da conversa.  Durante o interrogatório preliminar eu soube que aquele era o primeiro filho, sete meses de gestação, era uma menina, ainda não havia escolhido o nome, a gravidez não havia sido planejada, ela e o namorado não queriam casar, nem morar juntos.

No meio da conversa, a secretária da obstetra vem até a porta da sala de espera e chama mais um nome. A fila anda. A mãe da jovem levanta e diz:

– Eu! Aqui! – e  acompanha a secretária.

Tentei entender a situação. Era dia de consulta apenas de gestantes. Nesse dia, a médica não atende pacientes que não estejam grávidas. A filha era a barriguda da família. Por que a mãe entrou e a grávida ficou sentada ali na minha frente, sem se mexer? Acho que tinha um ponto de interrogação gigante na minha cara ou a menina lia pensamentos:

– Hoje eu não tenho consulta, é só a minha mãe.Ela até queria que eu entrasse com ela, mas acho que sozinha ela fica mais à vontade, né?

Ela voltou então a falar de enjoos, berços ideais e estrias. Cerca de 20 minutos depois a mãe voltou e sentou ao lado dela. A jovem grávida perguntou:

– E aí, mãe? Está tudo bem?

É…está, né? – a mãe suspirou.  Depois de um tempo ela acrescentou:  – De acordo com exame, estou de 15 semanas.

Não me controlei:

– Você também está grávida???

A expressão da mãe era um misto de vergonha, orgulho e resignação. Então ela contou em detalhes a história da sua vida. Tinha 47 anos, havia casado muito cedo. Mãe de três filhos, havia enfrentado na última gestação uma grande complicação e os médicos garantiram que ela nunca poderia engravidar novamente. Nunca mais se preocupou com métodos contraceptivos. A menstruação era irregular, praticamente inexistente. Nos últimos meses seu peso havia aumentado, estava sentindo muita fadiga e o corpo parecia inchado. Sem falar no calor insuportável. Deduziu que era a menopausa que chegava acompanhada da notícia de que ela seria avó. Procurou a médica, que indicou alguns exames. O resultado surpreendeu a família toda:

Loucura, não é? Eu aqui  feliz, me preparando para ser avó e recebo uma notícia dessas.

A filha sorriu:

Não é o máximo? Tio e sobrinho vão ter quase a mesma idade.

Nossa conversa foi interrompida pela secretária, que chamou meu nome dessa vez. Me despedi e entrei no longo corredor da clínica, encantada. Como sempre, a sala de espera não havia me decepcionado.

Entry Filed under: Histórias de grávida

13 Comments Add your own

  • 1. naninha  |  27/09/2009 às 17:22

    AHAHAHAHHA!
    AI AMIGA…
    EU TENHO VONTADE DE FICAR GRAVIDA DENOVOOOO

    Muito do que leio me faz lembrar perfeitamente do que significa na pratica, no coraçao e na mente o que ‘estar gravida… e eu amoooooooooooo!!!!!

    Tomara que meu terceiro filho nao nasça junto com meu neto… tomara q minha vida financeira esteja boa para gerar o tericeiro bem antes do meu filho me dar um netinho! rsrsrsr.. ne?

    A vida é mesmo surpreendente!Mesmo.

  • 2. Ritinha  |  27/09/2009 às 19:10

    Realmente, nessas salas de espera a gente costuma ouvir histórias muito interessantes. Ás vezes enquanto espero escuto a conversa das gestantes, ás vezes me meto nas conversas delas… hahahah…
    Acho legal essa de mãe e filha engravidarem juntas, é interessante isso.
    Beijos!

  • 3. Thaty  |  28/09/2009 às 0:25

    Nossa, que animação sua GO, hein? rs A minha quase não tem grávidas, a maior parte é de consultas normais mesmo. O que faz ficar muito bom pra mim, pq sempre tenho prioridade! rsrs

    Beijocas!

  • 4. Lara Rezende  |  28/09/2009 às 1:21

    Oi Grávida, não sei se já comentei aqui, mas sempre passo pra ler (e rir) seus posts!
    Outro dia passei por uma situação semelhante. Faço faculdade de enfermagem e uma das tarefas do estágio é fazer o Grupo de Gestantes, enquanto as barrigudas aguardam a consulta, isso em um posto de saúde. No primeiro dia, tudo era novo pra mim. Não sabia que perguntas das grávidas me aguardavam e nem se saberia respondê-las rs.
    As mulheres foram entrando e eu pedia para que se apresentassem e respondessem a essas perguntas iniciais: de quanto tempo estava, se já sabia o sexo e blá blá. É a forma de se puxar o papo, né?
    E uma das mulheres aparentava ter mais de 40 anos, magrinha e sem barriga nenhuma. Tive medo de perguntar de quantas semanas ela estava, achei que ela fosse mãe de alguma das adolescentes e estivesse ali acompanhando-a. Pra minha sorte, ela toda orgulhosa, levantou o dedo e se apresentou, disse que tinha 42 anos e estava de 15 semanas. Me surpreendi e fiquei feliz de compartilhar da felicidade dela, estava que nem “pinto no lixo”, pois já era viúva e casada pela segunda vez, achava que não engravidaria mais pela idade!
    Adoro esse mundo das barrigudas e não vejo a hora de ser uma delas rss
    beijos pra vc e seu bebê

  • 5. Dri Viaro  |  28/09/2009 às 8:17

    Estou correndo hoje, por isso não pude ler, mas desejo pra vc uma semana cheia de bençãos de Deus.
    bjssss

    volto com mais tempo tá

  • 6. Leticia Volponi  |  28/09/2009 às 10:29

    gente, que medo… imagina só depois de ter a filha já criada… Mas conheço casos semelhantes e mães-vós que são absolutamente fantásticas cumprindo os dois papéis.

  • 7. DANI DONDA  |  28/09/2009 às 11:45

    hehhehehehhe

    adorei a historia…
    mae aos 47, super legal…

  • 8. Jéssica  |  28/09/2009 às 13:33

    Nossa, que legal!
    Depois da filha criada, vai ser mãe de novo.
    (você nem foi mais no meu cantinho =/)
    BeijoOs, flor!

  • 9. Anne  |  28/09/2009 às 13:57

    parece novela haahaha! muito legal! eu não sei se ia gostar de ficar grávida com a minha mãe, na verdade quero todas as atenções pra mim rs! mas é bem legal! minha mãe até que estava tentando engravidar, desistiu já que vai ser avó. Mas ela tem 39, aos 47 é bem arriscado heim! começa tuuudo de novo…
    beijo!!

  • 10. Carmem Olival  |  28/09/2009 às 15:00

    Que situação…. muito legal né?
    minhas consultas não costumam ser tão agitadas assim, nunca tem gravidas para eu fofocar…rs
    Bjus

  • 11. Maura  |  28/09/2009 às 15:55

    Nossa! Surpreendente!
    O Coisas tá de cara nova… Passa lá pra conferir!
    Bjinho
    Maura

  • 12. thais rosa  |  30/09/2009 às 15:56

    uau, que história!
    agora, médicos que deixam grávidas esperando eu acho uó!!! sei que a maioria é assim, mas felizmente a minha não era. tenho uma amiga que reclamava toda vez que ia ao obstetra de dor na lombar, por ter ficado esperando muito tempo sentada. aí ele entendeu o recado, e passou a agendá-la no último horário, quando saberia que não ia atrasar, e passou a dar atenção especial a ela. rárárá! botou a boca no trombone e ganhou tratamento vip. adorei.
    se bem que a espera também tem dessas vantagens de conhecermos histórias incríveis…
    beijoca

  • 13. ju Scalia  |  03/10/2009 às 10:23

    amei a sua história, conheci seu blog recentemente e estou me deliciando com as histórias.. também sou mãe de primeira viagem, me formei a pouco, tenho 26 anos e também não penso em casar nem morar junto. Bem que minha mãe podia arrumar um sobrinho pro neném, iria ser muito bom!


Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

setembro 2009
S T Q Q S S D
« ago   out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Most Recent Posts

 
