A piscina de dentro e a piscina de fora (da série Sem Medo de Perguntar)

19/11/2009 blogdagravida
Tags: , , , , ,

Até uma grávida com a cabeça totalmente desparafusada consegue responder esta:

– Onde é, onde é? Que a baleia fica mais feliz?

– Na água!

Inchada, engordada, pés deformados, encalorada e abandonada (ai, drama!) como estou, a piscina virou meu habitat natural. De vez em quando encalho lá dentro e não consigo subir a escadinha para sair. Daí chamo o guindaste marido pra me içar ou empurrar. Ou as duas coisas. Aqui faz muito calor e o excesso de tecido adiposo (também conhecido como GORDURA)  me deixa mais quente ainda. É como se tivessem ligado o forno do mundo e eu estivesse sozinha lá dentro, sendo tostada.

Só na piscina a sensações de inchaço, peso e calor desaparecem. Dentro d´água consigo fazer movimentos que são impossíveis do lado de fora (caminhar sem parecer uma marreca, por exemplo), então me sinto muito bem, como se estivesse leve novamente.  Me sinto uma verdadeira sereia Ariel (se bem que tô mais pra peixe-boi, mesmo, honestamente).  Às vezes não faço nada, só me enrosco na bóia e fico deitada de barriga pra cima olhando o céu e conversando com o bebê. “Nada aí dentro, que eu nado aqui fora, filhote. Faz nada aí, que eu faço nada aqui. Filho de peixe, peixinho é. Só não dá salto mortal triplo de novo pra não acertar a costela da mamãe outra vez.”

A água diminui a ansiedade, o inchaço e ajuda a passar o tempo. Se está sol, aproveito para bronzear os mamilos para ajudar na amamentação, conforme ensinou minha médica. O lado ruim é que abre ainda mais o apetite. O lado bom é que a piscina é ótima desculpa pra comer mais.

Interessante que quando resolvemos engravidar, meu marido e eu decidimos primeiro que seria legal trocar o apertamento por uma casa grande, com quintal e piscina. Mas não estávamos pensando na gente. Ok, mentira, não somos tãooooo paternais assim, pensamos na gente também, é claro. Mas nosso objetivo principal foi proporcionar ao nosso filho uma infância tão boa quanto à nossa: com espaço para correr, brincar, andar de bicicleta. Tá certo que a piscina da nossa infância era o tanque de lavar roupas. Em casa tinha um daqueles redondos, enormes, do tipo que não fabricam mais. Minha mãe enchia até o topo e meus irmãos e eu fazíamos revezamento pra brincar dentro da água. Havia também um dia ou outro em que a mangueira d´água era liberada por alguns minutos e a gente fazia uma festa no quintal. Depois finalmente compraram uma piscininha de plástico, que era mais apertada do que quitinete japonesa, mas na época a gente aproveitava como se fosse uma piscina olímpica

O que eu não imaginava ao mudar para cá é que meu filho passaria tanto tempo dentro da piscina antes mesmo de nascer. Só assim para suportar os últimos dias da gravidez. Sem exagero. Quando entro lá, não quero mais sair. Por isso fiquei aflita quando a Dri Viaro chamou a atenção para uma questão: e se a bolsa estourar enquanto estou dentro da piscina? Não vou perceber que o líquido escorreu e colocarei a vida do meu filho em risco? Para piorar, essa dúvida surgiu num dia em que eu havia sentido uma pontada na virilha (parecia cólica menstrual) pouco antes de entrar na água. E o bebê ficou bem menos agitado depois que saí da piscina. Aí fiquei encafifada: será que a bolsa rompeu lá dentro da piscina? Será que aquela pontada era a bolsa?

Comentei sobre isso com meu marido e ele decretou: não entra mais na piscina. Claro, concordei imediatamente. Melhor derreter a tarde toda no sofá do que não ter paz dentro da piscina. Mas então comecei a raciocinar (é, de vez em quando ainda pega no tranco) e a me perguntar: se a piscina é perigosa, por que a médica não proibiu a hidroginástica? Afinal, a bolsa pode romper na hora da hidro também.

A melhor coisa a fazer nessas horas é ligar para a médica, mesmo correndo o risco de pagar mais um mico grávido. Quando ela atendeu, já fui me defendendo explicando:

Olha, doutora, não sei se é dúvida de marinheira de primeira viagem, é que eu senti uma pontada e aí me falaram isso, de que a bolsa pode romper e eu não vou sentir…

Depois de ouvir o meu relato, ela respondeu calma e didaticamente (como sempre) que não havia perigo. Para o meu alívio (e dos meus deformados pés grávidos) a piscina está liberada (desde que haja sempre um guindaste por perto).  Ela disse que mesmo que a bolsa rompa lá dentro, quando eu sair da piscina vou continuar sentindo o líquido escorrer, morninho, diferente de tudo. E que as pontadas agora nesta fase final são normais. Acrescentou que não vai haver dor. “A bolsa vai estourar e pronto”. Então aquela dor não foi a bolsa. Hmmmm….

Pedi desculpa por ter ligado pra perguntar algo assim, mas já que ela estava ali tãoooo disponível e didática, aproveitei para fazer outra pergunta-de-primeira-viagem:

– Depois que a bolsa rompe, o bebê continua mexendo ou fica quietinho? Ele está um pouco mais quietinho desde ontem.

– O bebê continua mexendo normalmente. Se ele ficar muito quieto, coma alguma coisa doce, deite de barriga pra cima e espere. Se não houver movimento nenhum na próxima meia hora, me ligue ou vá direto para a emergência fazer um exame.

Amo essa médica! Libera os mergulhos e ainda manda eu comer doce. É o mundo perfeito desta grávida aqui: leve e solta dentro da piscina enquanto saboreio uma bomba de chocolate.  Ué, só adaptei as ordens médicas!

Entry Filed under: Gestação,Sem medo de perguntar

23 Comments Add your own

  • 1. Luciana  |  19/11/2009 às 16:57

    Você me mata de rir!!!
    A minha acumpunturista disse para ter cuidado com piscinas desconhecidas porque o canal está alargando e fica mais fácil de se pegar infecções. Prestei atenção mas fico pensando mesmo o que seria uma piscina desconhecida, sabe como? Se a gente passar mais de um dia juntas, ela passa a ser conhecida??? Porque nada melhor que um lugar onde a gente consegue se mexer, andar, sem precisar parece uma pata choca.
    Beijos

    • 2. blogdagravida  |  19/11/2009 às 22:36

      Hahaha ótima essa da “piscina conhecida”. É..mas que dá medo entrar em águas desconhecidas, isso dá. Já pensou pegar uma pereba na perseguida bem no meio da gestação?

  • 3. Dê Freitas  |  19/11/2009 às 17:12

    Kakaka….menina…como me sinto uma pessoa mais normal lendo seus posts. Não dizendo que você não é, peloamor, é que tenho as mesmas dúvidas, encano com as mesmas coisas, rsrs.

    Primeiro, onde é que você consegue fazer top-less? Eu já ouvi dizer essa história de banho de sol no seio, mas fico me perguntando se o vizinho aparecer na janela o que devo fazer.

    Se você tivesse postado ontem essa informação de comer doce e deitar com a barriga pra cima para o bb mexer, ontem eu teria feito uma tentativa antes de entrar em pânico, rsrsrs (depois leia lá).

    E vamos seguindo nessa doce e maluca sensação de estar grávida.

    bjs,

    • 4. blogdagravida  |  19/11/2009 às 22:41

      Grávida normal? É ruim, hein? É uma mais maluquinha que a outra. Não sei você, mas eu ponho a culpa nos hormônios: sempre.
      Bronzeio a peitaria em casa mesmo, no quintal. Tem um lugarzinho do quintal que é bem tranquilo, e de nenhum ângulo os vizinhos podem me enxergar (pelo menos acredito muito nisso…e acho que não corro o risco de ver minhas fotos de baleia mega sexy seminua espalhadas pelo orkut de ninguém..nem um videozinho dos meus mergulhos super sincronizados). Mas se eu ainda morasse no apartamento, tomaria sol deitada na cama do meu quarto, pois batia sol lá de manhã. Ah, sei lá, eu daria um jeito, pois a médica disse que isso ajuda muito na hora da amamentação! Se o vizinho aparecer na janela :
      ou você ignora e finge que não viu
      ou você dá um tchauzinho e continua exibindo a peitaria (correndo o risco de ter um vídeo seu no youtube hehehe)

  • 5. Ro  |  19/11/2009 às 18:19

    Querida, obrigada pela resposta.
    É sempre um prazer ler o que vc escreve…. me divirto e aprendo pra qdo os babys chegarem!!!!!

    bjs

  • 6. pridsm  |  19/11/2009 às 18:39

    de baleia encalhada pra baleia na água, vc tá de boa viu, hehehe, eu passo meus dias sonhando com uma piscina pra amenizar meu calor gravídico e tentar (oi?) desinchar os pães … tem vaguinha aí pra mais uma baleia???
    bjus

    ah passa lá no blog, tem post novo

    • 7. blogdagravida  |  19/11/2009 às 22:53

      Pri: baleias que atolam unidas, permanecem unidas. Seja bem-vinda!

  • 8. Jéssica  |  19/11/2009 às 20:36

    Oiii, amada! Quanto tempo!
    Desculpe a minha ausência, viu?
    Sua médica é maravilhosa. rs
    Liberar doces… Uau!
    Seu marido não quer que você entre na piscina. E agora? =/
    Flor, desejo um lindo feriadão…
    E de preferência com muuuuuito sorvete! Huuummmm… rs
    BeijoOs, amada!
    Fiquem com Deus!

  • 9. Maura  |  19/11/2009 às 22:26

    É isso aí: a grande hora está chegando!!! Viva ao peixinho! rsrsrs!
    Desculpe o sumiço… Estou super atarefada e quase enlouquecendo com a interminável reforma!
    Bjinho!

  • 10. Maria Fernanda  |  19/11/2009 às 23:56

    Oi querida amiga Grávida!
    Mais uma vez morri de rir com você e fiquei encantada com a foto da barrigona (é sua não é? rsrsrs). O Davi é meu segundo filho, tenho uma menina (a Giulie) de 8 anos, mas mesmo assim ainda pintam dúvidas tremendas. Espero que minha médica tenha tanta paciência comigo quanto a sua tem. Aqui em Floripa os médicos são meio “frios” sabe?! Mas…o jeito é perguntar mesmo e dane-se a vergonha básica rsrsrrs.
    Desejo maravilhosos dias de sombra e água freca pra vcs!
    Beijos

  • 11. Emmanuella Calazans  |  20/11/2009 às 10:07

    Meu Deus! e quando penso que já li de tudo, que já encontrei todas as doidas blogueiras do mundo…me deparo com isso: Mais uma blogueira maluca, e ainda possível grávida. aiaiaiaiai, é o fim do mundo mesmo.
    Mas bem, vamos por partes.

    1ºparabéns: o blog é uma graçinha, só achei a letra pequenininha demais(sou miupi e perdi os óculos)

    2ºparabéns(de novo?) Por vc está grávida. (Pode me parabenizar tb ok?)

    3ª A piscina. ahhhhhhhhhhh piscina, como é bom. Sabe o que vai ser melhor ainda? assim que o bebê nascer com uns dois meses ou até antes (pergunta pra médica)vc vai poder dar continuidade a esse relacionamento, baby e piscina.
    O meu começou a nadar com 3 meses, vou ahar a foto depois mando pra ti. Era tudo de bom.
    Não eu não tenho piscina não, a minha era de plástico mesmo.

    4º Os doces: Ai como é bom né? acabei de ligar pro marido e pedir pra ele trazer docinho e coxinha da rua pra mim. Ontem foram dois Danetes de chocolate, que eu garimpei de um tio, as oito da noite.

    5ºCuidado com as idéis da Dri. Como disse, esse mundo está cheio de blogueiras malucas e pisicopatas e a Dri é uma elas.

    Beijinhos. Curta bastante.
    Estou esperando a folga do marido na 2ª agora pra poder ir ao clube.
    O Senhor ainda não me presenteou com uma piscina em casa. Ainda, quem sabe nesse fim de semana o marido não ganha na mega sena, ou eu em um dos dois concursos que estou participando.
    Beijos. Beijos. Beijos.
    Graça e paz!

  • 12. Ronise Vilela  |  20/11/2009 às 13:26

    Olá! Essa é a primeira vez que visito seu blog e adorei o astral. Isso mesmo, mesmo “baleias” curtir a gravidez é tudo de bom.
    Felicidades!

    Ronise http://www.maesomudadeendereco.zip.net

  • 13. Helena  |  21/11/2009 às 0:45

    😀

    Pq a fofa da Dra. Lu nuuuunca me disse que, devo “deitar e comer doce” caso a bolsa rompa??? Ameeeei essa aí!! Vou fazer meu estoque no frigobar, e neeem quero saber de sair de casa antes de comer o meu chokito deitadona!! hahaha
    Tenho certeza que Heitor vai compreender… 😉
    Bjs – sua barriga está uma graça, deixe de drama!! rs

    • 14. blogdagravida  |  21/11/2009 às 14:44

      Sinceramente: meu bebê é tão agitado que qualquer coisa que eu como provoca altas mexidas (enquanto almoço a festa já começa). Mas eu jamais diria isso pra médica, né? Vai que ela manda eu comer um prato de pepino em vez de um doce? ahhahaha
      Mas já percebi que o doce realmente atiça mais o pequeno formigão!

  • 15. ZZ  |  21/11/2009 às 10:57

    Seu blog é sensacional, seus posts ótimos, gostei bastante. Parabéns e boa sorte, vai dar tudo certo.
    ZZ

  • 16. Aline  |  21/11/2009 às 13:12

    olá! sabe que eu tive essa mesma dúvida!!!! Parei com a hidro umas três semanas antes da data prevista para o parto, mas foi principalmente porque o maiô não servia mais, rsssss… e quanto a bolsa rompida, sou prova viva de que a gente sabe quando rompeu, mesmo que seja devagarinho!!! e o bebê continua se mexendo mesmo! A propósito, estou digitando este comment com uma mão só, pois Joaquim está aninhado no meu outro braço, do jeito mais gostoso do mundo… ontem meu pequeno completou 1 semana de vida e eu estou cada dia mais apaixonada!!! bjos pra vc e tudo de melhor neste finalzinho de gestação!

  • 17. lilian  |  21/11/2009 às 15:05

    olá
    nossa eu tb esrou me sentindo como uma baleia rsrsrsr,demoro 20 min para fazer coisas que antes fazia em 5 de tao pesada e cansada que me sinto rsrsrs
    quanto a bolsa tb tenho duvidas ja tenho um filho de 3 anos que nasceu de parto normal mais minha bolsa nao rompeu o medico que rompeu ela quando ja estava morrendo de dor com 8 dedos de dilatação para acelerar as contrações(agora nao me pergunte pq ele naum fez isso antes para amenizar meu sofrimento)então fico com medo de ela romper e eu nao perceber ou naum saber que á a bolsa,entao o melhor mesmo é prestar atenção nas contrações.
    adoro seus post retratam tudo o que sinto e são sempre muito engraçados.

    a proposito sorte sua que tem piscina em casa pq eu fico aqui no meu ap assando o dia inteiro acho que tomo uns 4 banhos por dia!!

    Boa sorte para vc e que seu bebe venha com muita saúde vc com certeza percebera a hora certa de ir ao médico(e tb podera ter algun alarmes falsos rsrsrsr) um bom parto pra vc!!

    e famos esperar a hora né,nao nos resta outra opção!!!

    bjusss

    • 18. blogdagravida  |  21/11/2009 às 15:33

      Lilian, obrigada pelas palavras. Ando muito assustada com a tal da bolsa. Saber que uma mãe de segunda viagem também está ajuda muito. Detesto ficar apavorada sozinha.
      Quanto à piscina, não foi sorte, não. Tava no contrato. Marido queria filho. Eu queria piscina. É um tipo de escambo que vale à pena.
      Brincadeira… a piscina estava na casa já quando mudamos pra cá. Foi pura coincidência. (outra mentira…claro que a gente só mudou pra cá por que tinha a piscina, aliás, a gente nem viu a casa direito, a gente só viu a piscina. E depois a gente viu a conta de água, mas é outra história)
      BEijo! Enquanto espera, venha ler minhas loucuras e não deixe de comentar: adoro quando as leitoras sofrem comigo!:)

  • 19. Liza  |  22/11/2009 às 15:13

    Nossa, voce é mesmo um barato e estou aqui morrendo de rir com esse seu post. Bom, tbm penso que será do jeito que a médica disse e nao vejo motivo para voce deixar de dar os seus mergulhos. Imagino que qdo a bolsa estoura a sensacao e bem diferente e voce conseguirá identificar. Ah, tbm adorei a dica da médica para comer doces. hahahaha
    Beijos

  • 20. naninha  |  22/11/2009 às 15:38

    OOo baleiazinha (duvidooo)… oha, li num livro q se a gente tiver duvidas na hora q a bolsa rompe, se é xixi ou se é agua da bolsa, a gente poderia colocar um o.b. esperar uns minutos e ver se eleestava molhado depois… se estivesse era sinal de q a bolsa tinha se rompido…
    nao sei se gravida pode usar o.b. (mais uma pergunta p sua medica da serie “sem medo de perguntar”)
    se a medica deixar, voce pode usar um ob nos dias de maior neura na hora da piscina…

    sem falar q se a agua da piscina estiver a menos de 36 graus vc sentira algo quente saindo da piriquita… neam?

    ps1… sempre achei meio estranho o cara do livro mandar por um ob em caso de duvida… nunca entendi pq ele nao mandou simplesmente a gravida dar uma cheiradinha no liquido???? todo mundo sabe o cheiro q tem o xixi…

    ps2… algumas mulheres ficam mesmo na duvida se é a bolsa ou se fizeram xixi porque no final d agravidez algumas tem incontinencia urinaria e ja nao conseguem perceber direito quando o xixi esta prestes a sair… ele simplesmente sai. e era p essas mulheres q ele mandava por um ob… Uma prima que é obstetra nos contou que na primeira gravidez, quando usa bolsa estourou, ela achou que tinha feito xixi na calça… isso pq ela é obstetra… rsrsrs… nao se sinta envergonhada com suas encanaçoes… elas vem na cabeça de qualquer mulher barriguda!

  • 21. Talita  |  22/11/2009 às 19:36

    Hoje não deu pra não comentar… me identifiquei com TUDO o que vc escreveu nesse post! Gente, como a gente fica aliviada de saber que outras grávidas tb tem as mesmas dúvidas… e se a bolsa estourar e eu não sentir…onde vou estar qdo ela estourar? Aliás… ela vai estourar? Affff… a gente se sente normal em ver alguém expor essas dúvidas!!!
    Adoro seu blog…. leio desde q descobri que estava grávida em abril. Acho q temos poucos dias de diferença na idade gestacional! Estou com 36 semanas e 4 dias!
    Super bjo e continue nos fazendo nos sentir normais.

  • 22. Amanda  |  22/11/2009 às 19:58

    Também tenho essas neuras com a bolsa rompendo no banho, na piscina, quando eu faço um xixizinho mais longo de manhã… Quando eu fiz o curso de gestante, a palestrante nos disse que o líquido tem um cheiro bem leve de cândida, água sanitária, sabe? Já me vi cheirando papel higiênico mais de uma vez… É meio deprimente às vezes, principalmente quando o estômago quase vira… Mas essas peripécias são ótimas (pelo menos depois são mesmo).
    Meu filho faz todas as estripulias mesmo quando tem só chiclete na boca… Imagina se eu falo isso para meu médico? Claro que não! Beijocas, aproveita a piscina e o sol.

  • 23. Lara Rezende  |  22/11/2009 às 22:22

    Cara, eu adoro a sua médica só de você falar dela! Muito tranquila e não coloca caraminholas na cabeça da grávida, que jé tem muitas sozinhas rs
    Ah… que barriga linda!
    bjos


Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

novembro 2009
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Most Recent Posts

 
