Por todos os buracos

07/11/2009 blogdagravida
Tags: , , ,

RemediosGravidaChegaram milhares dezenas de emails, bilhetes, tuitadas, torpedos, scraps e sinais de fumaça com a mesma pergunta que não quer calar: qual é o nome do bendito fitoterápico que desentupiu meu  fiofó (não sabe do que estou falando? Leia aqui). Aviso aos navegantes da web: sou contra a auto-medicação, principalmente na gravidez. Mesmo um composto natural pode ser perigoso. Cada caso é um caso e o que faz bem para um pode fazer mal para o outro. Por isso: não tomem remédio (nem mesmo fitoterápico) sem o conhecimento do obstetra! O nome do medicamento indicado pela minha médica  é PlantaBem: uma caixa com 30 envelopes custa cerca de R$ 50 aqui.  Tomo o conteúdo de um envelope após cada uma das três principais refeições do dia .

Esse é só um dos compromissos medicamentosos da minha rotina. Sempre tive resistência a tomar remédios e não imaginava que justamente na gravidez me tornaria uma espécie de hipocondríaca, ainda que contra minha vontade. Ao longo da gravidez a conta da farmácia só fez aumentar e tomar todos os buracos do meu corpo grávido.

Pelo buraco da boca:

Primeiro veio o ácido fólico. Receitado pela médica no dia em que anunciei que pretendia engravidar. Um comprimidinho uma vez por dia. Ela disse que suspenderia o uso após o primeiro trimestre de gravidez, mas após o sangramento, decidiu mantê-lo até o final da gestação.

Depois veio a cápsula de polivitamínico. É uma pílula grande. Uma vez por dia também.

Pelo buraco da área de lazer:

Depois do sangramento, a médica receitou uma cápsula de hormônio (progesterona) todas as noites, antes de dormir. Não tem aplicador, nem nada. Pego o comprimidinho gelatinoso com a mão, enfio na vagina e empurro com o dedo, o mais fundo possível. Não se iluda, a coisa não é divertida como pode parecer. Depois o corpo absorve o que interessa e passa o resto do dia seguinte jogando fora o que não foi aproveitado (uma gosminha branca, meio leitosa, que parece corrimento, mas na verdade é o revestimento da cápsula gelatinosa). Ou seja: ao contrário do que eu pensava, a gravidez não serviu para eu me livrar dos absorventes.

Pelo buraco do fiofó:

Uma pomada que alivia os problemas e dores causados pelas hemorroidas. A caixa do medicamento vem com bisnaguinhas e aplicadores individuais. O paciente deve introduzir o aplicador no c* e apertar a bisnaguinha até que toda a pomada tenha entrado no fiofó. Agora imagina fazer isso com uma só mão,  se contorcendo de um jeito que não machuque a barrigona e tentando evitar que a pomada meleque tudo à sua volta. Diversão garantida.

Efeito Dominó

De acordo com a bula e a médica, a vitamina e o ácido fólico contribuíram para a prisão de ventre, o que ocasionou hemorroidas e, consequentemente, a necessidade de mais medicamentos (o fitoterápico regulador de intestino e a pomadinha no fiofó).

Se uma coisa leva a outra, nem quero imaginar que tipo de remédio logo terei de enfiar pelo nariz, o único buraco poupado até agora nesta gravidez.

Pois pelos buracos dos ouvidos já entrou cada droga: conselhos inúteis, críticas, histórias pavorosas de partos dolorosos e de bebês que tiveram cólicas todas as madrugas dos primeiros três meses de vida. Mas isso foi antes de eu descobrir o filtro gestacional.

Entry Filed under: Gestação

22 Comments Add your own

  • 1. Dany  |  07/11/2009 às 18:46

    Só nós grávidas sabemos o q passamos nessa viagem que são os 9 meses de gravidez. Tem sua beleza também, obvio, mas nao podemos deixar de falar desses percauços. “Tamojunto” na caminhada. Força q falta pouco!!!Bjo

  • 2. Paloma  |  07/11/2009 às 19:22

    Ahaha, adoro o tom do seu blog, que conta as coisas como elas são. Mas por que será que existe tanta gente sem noção para contar as histórias mais escabrosas de partos e abortos para quem está grávida e não perguntou sobre isso? Eu ouvi da minha sogra e até de amigas (sem filhos). Acho de uma perversidade inacreditável…

  • 3. Amanda  |  07/11/2009 às 21:54

    Como sempre:S E N S A C I O N A L. Sempre os melhores posts, apenas para provar que rir é o melhor remédio… Esse tenho certeza que sua médica não dirá que tem contra indicações, só um xixizinho (no meu caso)… Beijos

  • 4. Blog da Fátima  |  08/11/2009 às 0:17

    kkkkkk…pobres buracos!!! Menina mas não escapou nenhum!! ah…ainda falta o do Nariz!!! Já pensou se tem uma gripe e precisa colocar descongestionante nasal???
    Ai completa a buraqueira!!!!

    Bom final de semana;;;

    bjos no ♥

    • 5. blogdagravida  |  09/11/2009 às 22:59

      Já tive gripe!Mas a médica proibiu uso de descongestionante e eu me virei pingando água morna misturada com sal. Putz…então quer dizer que nem minhas narinas escaparam hahahaha Não tinha pensado nisso!

  • 6. naninha  |  08/11/2009 às 1:33

    Oieee Desentupida!

    Adorei o comnetario la no blog… no post da piriquita… rsrsr

    Obrigada viu amiga!

    Aaaa… acho q acabei de fazer um post para voce… SEM QUERER… mas depois lio que acabei de escrever e fiquei pensando em tudo q ja conversamos e acho q foi mesmo para voce que eu escrevi… (e para todas as outras mamaes q tomarem posse do texto… é clarooo!) vai la e le… p depois a gente papear mais um pouco sobre tudo isso q faz a nossa cabeça! bjaooo e boa sorteeee! Deus te abençoe mulher!

    Força na peruca… e nos buracos! rsrsrrs

    bjao!

  • 7. Fabiana Amoriello  |  08/11/2009 às 9:27

    KKKKK….sempre vc me tira boas gargalhadas, o finalzinho da gestação é um tanto complicada msm, mas jajá td passa. E ai vc vai estar como eu, curtindo d+ o filhote, pois posso afirmar para vc q não existe nada melhor no mundo do q ser MÃE. Se cuida, bjão querida!

  • 8. JOANA DE FREITAS HONORATO  |  08/11/2009 às 18:38

    Olá, grávida! Vou te dizer que só não usei (ainda) o remédio para hemorróidas porque ainda não fui na médica (irei amanhã, então tudo pode mudar), mas aconteceu o mesmo comigo. Tomei ácido fólico. Como tb tive sangramento, tive que usar a progesterona lá na “escondida” para evitar aborto espontâneo. Depois vieram as vitaminas. Digo “vitaminas” porque comecei a tomar uma, passei para outra que continha flúor e depois voltei para a original, fora o ferro, que tenho que tomar (como diz a médica, apesar dele estar dentro dos parâmetros de referência, não está muito alto, então é importante reforçar…). Conclusão: o ferro me deu prisão de ventre, que evoluiu para hemorróidas, fora a azia que me dá depois que eu tomo… até porque tb tive a orientação para fazer uma dieta rica em ferro (meu filho será o próximo iron man, rs). Não sei porque os obstetras passam tantos remédios, mas a gente segue, né?! Boa sorte na sua gravidez e que vc tenha uma boa hora. Bjs, joana

    • 9. blogdagravida  |  08/11/2009 às 19:02

      Pior é que tomo tudo isso ouvindo minha mãe, minha sogra e cunhadas dizendo: “eu não usei nada disso”. Mas elas tiveram filhos há mais de 10 anos. No caso da minha mãe, bom, ela teve filhos há mais de…hm….deixa pra lá hahahaha Mas eu sigo todas as orientações da médica, sim. Ela tem suas razões para receitar tudo isso, né? No meu caso, a idade é um fator, afinal já tenho 35 anos e o ácido fólico e as vitaminas são fundamentais, tenho noção disso. Hahahaha adorei isso, acho que meu bebê será Iron Man também hahhahaha …. Um gatinho VITAMINADO! Boa sorte para você também! Bejio!

  • 10. Lara Rezende  |  08/11/2009 às 19:57

    Huum, tá aí o misterioso fitoterápico! Já ouvi falar dele, mas não tinha comprado ainda pq pelo preço salgadinho fiquei com medo de jogar dinheiro fora e não resolver nada! Vou pensar no caso dele agora que sei que dá resultado! Beijos e obrigada pela visita lá no blog!

    • 11. blogdagravida  |  09/11/2009 às 23:02

      Lara, não use sem conhecimento do médico!!! Mesmo soluções “naturebas” como um aparentemente inocente “cházinho” podem ser perigosas!

  • 12. aninha  |  08/11/2009 às 20:59

    Eu estou tomando pelo buraco da boa o ácido fólico combinado com ferro e pelo buraco do nariz Aturgyl, pois desde o 5.º mês meu nariz vive trancado!

    • 13. blogdagravida  |  09/11/2009 às 23:00

      A médica liberou o uso de Aturgyl na gravidez?????? A minha médica não liberou nem Sorine Infantil!!!Eu tive de pingar água morna com sal pra TENTAR desentupir o nariz… mas só tive esse problema durante um resfriado..por cerca de uma semana..depois passou!

      • 14. Ana  |  10/11/2009 às 13:13

        Nossa, sério? O meu médico liberou… mas tbm se não tivesse, acho que eu teria usado igual, pois está trancando demaaaaiso meu nariz…

  • 15. Ritinha  |  08/11/2009 às 23:03

    Não dou conta disso não… juro!
    Por isso, eu torço para precisar de menos remédio possível… os únicos que habitam meu corpo todos os dias é o anticoncepcional (um anel que fica lááá) e o sorine (que é um vício maldito).
    Logo, logo acaba, o bebê já tá chegando.
    Beijos.

  • 16. Dri Viaro  |  09/11/2009 às 12:35

    Boa Tardeee

    Tem promoção Kit pampers no blog, vai ficar de fora dessa?
    bjsss boa semana

  • 17. Ana  |  09/11/2009 às 16:14

    Putz, eu to tomando até pelo buraco do nariz: desde o 5.º mês, meu nariz tá sempre trancado, então tenho que usar Aturgyl praticamente todas as noites! E tbm pelo burcao da boca, pois tem o ácido fólico combinado com ferro.. mas pelo menos pela área de lazer e pelo fiofó não tomo nada!

  • 18. meire  |  10/11/2009 às 8:27

    é engraçado como nos identificamos com textos né? sempre que leio os seus penso que poderia ter sido escrito por mim, algumas palavras que vc usa são identicas às minhas…por isso adoro! e vc é de escrever e escrever sem cerimonia: muito e gostoso de ler…então, além de estarmos na mesma sintonia gravídica, acredito termos a mesma sintonia ‘bloguistica’…beijooo, Meiroka

  • 19. naninha  |  10/11/2009 às 23:00

    ae amiga… sumiu denovo do meu blog.. tudo bem… sinto falta de saber como vcs dois estao… mas entendo.. (mesmo tendo vindo aqui e te chamado p ler meu post… e vc nem tchum! rsrsr) faz parte… essa fase é corrida ne? cheia de preguicinhas, cansaço e visitas aos medicos e as lojinhas de bebe! rsrsr sem falar no tanque p lavar tudo q falta! Mas é uma delicia ne?

    fica bem e uma hora perfeita p vc… é o q desejo mesmo! q tua “chegada” seja linda e feliz!

    bjos fica com Deus!

    até.

  • 20. Liza  |  15/11/2009 às 6:55

    kkk vc é hilaria! adoro essa maneira bem humorada de contar essas coisas q parece q só aocntece com nós gravidas. Beijo grande bom domingo. beijos

  • 21. Patrícia  |  16/11/2009 às 12:04

    Ah, esse remédio eu conheço faz tempo, muito bom mesmo, eu sempre dizia, “plante bem e cague melhor” (tosco eu sei,rs)… Mas na gravidez num tive muito problema de prisão não, tive logo depois to parto (o meu foi cesariana), ae meu obstetra passou Tamarine =D

  • 22. Débora  |  16/11/2009 às 15:41

    kd vc??


Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

novembro 2009
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Most Recent Posts